CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Bancada do PT repudia decisão que proíbe protesto em defesa de Lula

Em nota divulgada nesta sexta-feira (29), a Bancada do PT na Câmara dos Deputados repudiou a decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Sul que proíbe o acampamento do MST nas proximidades do TRF4, em Porto Alegre, para acompanhar o julgamento de recurso da defesa do ex-presidente Lula da Silva, pelo tribunal, marcado para o dia 24 de janeiro de 2018; “Não vamos permitir esse atentado ao direito constitucional de manifestação e seguiremos com a nossa agenda pacífica em defesa do Lula e da democracia”, diz o texto, assinado pelo atual líder deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e pelo líder eleito para 2018, deputado Paulo Pimenta (PT-RS)

Bancada do PT repudia decisão que proíbe protesto em defesa de Lula (Foto: Esq.: em cima (Laycer Tomaz); embaixo (Billy Boss - Câmara dos Dep.) / Dir.: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em nota divulgada nesta sexta-feira (29), a Bancada do PT na Câmara dos Deputados repudiou a decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Sul que proíbe o acampamento do MST nas proximidades do TRF4, em Porto Alegre, para acompanhar o julgamento de recurso da defesa do ex-presidente Lula da Silva, pelo tribunal, marcado para o dia 24 de janeiro de 2018.

“Não vamos permitir esse atentado ao direito constitucional de manifestação e seguiremos com a nossa agenda pacífica em defesa do Lula e da democracia”, diz o texto, assinado pelo atual líder deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e pelo líder eleito para 2018, deputado Paulo Pimenta (PT-RS). 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o texto, "a decisão da Justiça Federal do RS criminaliza o MST, colocando-o como réu em uma ação de cunho autoritário e antidemocrático". "Reiteramos nosso compromisso de denunciar as arbitrariedades e as inúmeras falhas e irregularidades do processo contra Lula".

Leia abaixo a íntegra da nota:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nota Oficial

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara vem a público manifestar seu repúdio e indignação à decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, que em despacho na noite desta quinta-feira (28) acatou pedido do Ministério Público Federal e proibiu o acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nas proximidades do TRF4, em Porto Alegre, para acompanhar o julgamento de recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo tribunal, marcado para o dia 24 de janeiro de 2018.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A decisão da Justiça Federal do RS criminaliza o MST, colocando-o como réu em uma ação de cunho autoritário e antidemocrático. Atenta, assim, contra direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal (1988) – art. 5º, IV e XVI – e o compromisso internacional de liberdade de manifestação assumido pelo País em 1992, ao ratificar o Pacto de San José da Costa Rica (1969). A criminalização dos movimentos sociais tem sido constante e sistemática no Brasil.

Não vamos permitir esse atentado ao direito constitucional de manifestação e seguiremos com a nossa agenda pacífica em defesa do Lula e da democracia. Está mantida a reunião da Bancada do PT em Porto Alegre e todas as atividades programadas para os dias 22, 23 e 24 na capital gaúcha, contra a perseguição política sofrida pelo ex-presidente, mediante o uso de instrumentos jurídicos (lawfare), bem como a acusação infundada de crimes inexistentes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nós parlamentares petistas manifestamos total e irrestrita solidariedade ao MST, e a todos os militantes do PT e dos movimentos sociais e sindicais que pretendem se dirigir a Porto Alegre para participar das atividades de resistência em defesa de Lula e da democracia.

Reiteramos nosso compromisso de denunciar as arbitrariedades e as inúmeras falhas e irregularidades do processo contra Lula. Realizaremos a grande mobilização popular em Porto Alegre e haverá manifestações em todo o País, em defesa de eleições livres e do direito do maior líder popular do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ser candidato nas eleições de 2018.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Brasília 29 de dezembro 2017

Deputado Carlos Zarattini (SP)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Deputado Paulo Pimenta (RS)

Líderes da Bancada do PT na Câmara

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO