No aniversário de 32 anos, só se fala no PT

A festa oficial do Partido dos Trabalhadores est marcada para esta noite, em Braslia, mas a legenda esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter ao longo de todo o dia; para o bem (#PT32anos) e para o mal (#CorruPTosDay)

No aniversário de 32 anos, só se fala no PT
No aniversário de 32 anos, só se fala no PT (Foto: DORIVAN MARINHO/Agência Estado)

Manuela Meneses _247 – O PT comemora 32 anos de sua fundação nesta sexta-feira, 10. A festa está marcada para ocorrer nesta noite, em Brasília, mas o Partido dos Trabalhadores foi tema de debates ao longo de todo o dia nas redes sociais. Com a hashtag #PT32Anos, os admiradores colocaram o assunto na primeira posição entre os tópicos mais comentados, sempre lembrando as mudanças realizadas durante o governo Lula. “O governo Lula tirou 29 milhões de brasileiros da miséria. A maior vitória da história da Esquerda brasileira. #PT32anos”, tuitou o jornalista Ricardo Pereira. O usuário Ariosto Cunha, filiado ao partido, exaltou o clima de festa, lembrando que ainda há trabalho a fazer. “Bom dia, companheiros e companheiras. Parabéns pelos 32 anos do Partido dos Trabalhadores! A luta nunca termina! E viva #Lula”.

Indiferente ao clima de festa, outro grupo também fez menções ao partido, mas com duras críticas a sua trajetória. Mesmo com o índice de aprovação do governo da presidente Dilma Rosseff em alta, alguns eleitores lembraram grandes escândalos protagonizados pelos petistas. A partir de 2004, o governo enfrentou uma série de crises, com a descoberta do escândalo dos bingos e do Mensalão – motivo para muitos eleitores se decepcionarem com o PT –, a grave crise no setor aéreo e o escândalo dos cartões corporativos.

Com a hashtag #CorruPtosDay, os críticos ao partido sustentaram a tradicional disputa com os petistas ao longo de todo o dia. “#PT32Anos: da inocência do 'sonho socialista', a uma sofisticada máquina de roubar. Parabéns a todos os envolvidos. #CorruPTosDay”, destacou o perfil @o_colecionador. A maioria ainda acusou o partido de fazer a população pagar pela conta de sua festa de aniversário. “Quem vai pagar a conta da nossa festa de hoje é você, contribuinte...Não fique irritado, é por uma boa causa”, disse o usuário @Comucaricatos.

Embalados pela série de protesto no microblog, os internautas também criticaram o governo da presidente Dilma, que em dezembro de 2011 foi considerado ótimo ou bom por 59% dos brasileiros, conquistando o maior índice de aprovação da histórias das eleições diretas no Brasil. “Hoje foi dia que PTista nenhum esquecerá, o dia que Dilma entregou de mãos beijadas aeroportos contruídos com dinheiro do BNDES, ou seja, do povo”, destacou o perfil @valdireiliderfm. Os usuários protestaram principalmente contra a privatização de três dos mais importantes aeroportos do País, por representar, de acordo eles, um grande contraste com as bandeiras defendidas pelo PT nos anos 1990.

Brasil 247 lança concurso de contos sobre a quarentena do coronavírus. Participe do concurso

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247