No aniversário de 32 anos, só se fala no PT

A festa oficial do Partido dos Trabalhadores est marcada para esta noite, em Braslia, mas a legenda esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter ao longo de todo o dia; para o bem (#PT32anos) e para o mal (#CorruPTosDay)

No aniversário de 32 anos, só se fala no PT
No aniversário de 32 anos, só se fala no PT (Foto: DORIVAN MARINHO/Agência Estado)

Manuela Meneses _247 – O PT comemora 32 anos de sua fundação nesta sexta-feira, 10. A festa está marcada para ocorrer nesta noite, em Brasília, mas o Partido dos Trabalhadores foi tema de debates ao longo de todo o dia nas redes sociais. Com a hashtag #PT32Anos, os admiradores colocaram o assunto na primeira posição entre os tópicos mais comentados, sempre lembrando as mudanças realizadas durante o governo Lula. “O governo Lula tirou 29 milhões de brasileiros da miséria. A maior vitória da história da Esquerda brasileira. #PT32anos”, tuitou o jornalista Ricardo Pereira. O usuário Ariosto Cunha, filiado ao partido, exaltou o clima de festa, lembrando que ainda há trabalho a fazer. “Bom dia, companheiros e companheiras. Parabéns pelos 32 anos do Partido dos Trabalhadores! A luta nunca termina! E viva #Lula”.

Indiferente ao clima de festa, outro grupo também fez menções ao partido, mas com duras críticas a sua trajetória. Mesmo com o índice de aprovação do governo da presidente Dilma Rosseff em alta, alguns eleitores lembraram grandes escândalos protagonizados pelos petistas. A partir de 2004, o governo enfrentou uma série de crises, com a descoberta do escândalo dos bingos e do Mensalão – motivo para muitos eleitores se decepcionarem com o PT –, a grave crise no setor aéreo e o escândalo dos cartões corporativos.

Com a hashtag #CorruPtosDay, os críticos ao partido sustentaram a tradicional disputa com os petistas ao longo de todo o dia. “#PT32Anos: da inocência do 'sonho socialista', a uma sofisticada máquina de roubar. Parabéns a todos os envolvidos. #CorruPTosDay”, destacou o perfil @o_colecionador. A maioria ainda acusou o partido de fazer a população pagar pela conta de sua festa de aniversário. “Quem vai pagar a conta da nossa festa de hoje é você, contribuinte...Não fique irritado, é por uma boa causa”, disse o usuário @Comucaricatos.

Embalados pela série de protesto no microblog, os internautas também criticaram o governo da presidente Dilma, que em dezembro de 2011 foi considerado ótimo ou bom por 59% dos brasileiros, conquistando o maior índice de aprovação da histórias das eleições diretas no Brasil. “Hoje foi dia que PTista nenhum esquecerá, o dia que Dilma entregou de mãos beijadas aeroportos contruídos com dinheiro do BNDES, ou seja, do povo”, destacou o perfil @valdireiliderfm. Os usuários protestaram principalmente contra a privatização de três dos mais importantes aeroportos do País, por representar, de acordo eles, um grande contraste com as bandeiras defendidas pelo PT nos anos 1990.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247