CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Rui Falcão pede que PGR investigue XP por censurar pesquisa do Ipespe favorável a Lula

Deputado quer que corretora seja investigada por abuso de poder econômico, por censurar pesquisa que mostrava Lula com folga na frente

Rui Falcão e Lula (Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados | Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – As ameaças dirigidas à XP Investimentos para impedir a divulgação de pesquisas eleitorais do Ipespe, contratado pela empresa, levaram o deputado federal Rui Falcão (PT-SP) a peticionar ao Procurador-Geral da República para que apure potenciais ilícitos, tanto eleitorais quanto criminais decorrentes da interferência indevida numa sondagem legalmente registrada no Tribunal Superior Eleitoral.

As pressões sobre a XP e o Ipesp, que até então vinham realizando, semanalmente, pesquisas com metodologia, amostragem e questionários transparentes, partiram de empresários, ministros e parlamentares, inclusive do senador filho do presidente da República.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Conforme noticiário de inúmeros veículos da mídia comercial – até agora não desmentidos – os ataques bolsonaristas cresceram depois que a pesquisa mostrou a honestidade como atributo do presidente Lula. Então, sob o risco real de prejuízo a seus negócios, a companhia decidiu divulgar apenas resultados mensais.

Em sua petição, elaborada pelos advogados Hélio Silveira, Marcelo Andrade, Marco Aurélio de Carvalho, Fabiano Silva dos Santos,Marco Antonio Riechelmann Jr. e Lucas Clemente, o deputado requer a apuração de eventuais crimes eleitorais, notadamente abuso de poder político, e inquérito policial para averiguar o cometimento de crimes comuns, como o de constrangimento ilegal. Solicita, ainda, a realização de diligências, a oitiva de representantes legais da XP Investimentos, do IPESPE e dos agentes públicos envolvidos, inclusive do presidente da República.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO