CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasília

Bolsonaro entra na articulação da CPMI do 8 de janeiro e escancara objetivo de atacar o governo

Bolsonaristas querem fazer parecer que Lula tinha interesse nos atentados de 8 de janeiro. Suposição não encontra qualquer respaldo nas investigações dos atos golpistas

Bolsonaro e ataque terrorista no Congresso Nacional (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Apesar de refugiado nos Estados Unidos, Jair Bolsonaro (PL) entrou de vez na articulação para criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o terrorismo de 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, em uma tentativa de golpe de estado alimentada pelo ex-ocupante do Palácio do Planalto e seus aliados.

A movimentação de Bolsonaro pelos bastidores da CPMI escancara o caráter oposicionista do colegiado, que tem como objetivo desgastar o governo Lula (PT) e tentar culpá-lo pelo episódio em questão, alimentado pelo governo anterior.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Ao longo desta semana, o ex-presidente telefonou para parlamentares que integraram sua base para pedir empenho em tirar a comissão do papel e pediu detalhes de como anda o processo", conta Bela Megale, do jornal O Globo.

Congressistas bolsonaristas querem usar a CPMI para emplacar a versão de que o governo Lula sabia dos iminentes atos terroristas de 8 de janeiro e mesmo assim optou por não agir, já que teria o interesse de usar os ataques como pretexto para acabar com o acampamento golpista em frente ao Exército. Na avaliação da oposição, isto poderia culminar até em um pedido de impeachment.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A tese criada por integrantes da oposição não tem respaldo em nenhuma investigação sobre os atos golpistas conduzidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal", lembra a reportagem.

Bolsonaro se animou com o plano traçado pelos aliados e colocou a mão na massa para tentar levar a CPMI adiante.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO