CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasília

Lula nomeia diretores e conselheiros do Banco Central, do Cade, da CVM e do CNMP

O pacote de nomeações foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (27)

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (27), o presidente Lula (PT) formalizou a nomeação de novos diretores e conselheiros para cinco importantes órgãos do país. O destaque desse pacote está na designação dos dois novos diretores do Banco Central (BC), Rodrigo Alves Teixeira e Paulo Picchetti, cujas sabatinas foram realizadas pelo Senado Federal no início deste mês, informa o Metrópoles.

As nomeações, que entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2024, marcam um aumento significativo da presença do governo petista no Banco Central, agora com quatro dos nove integrantes da autoridade monetária. Gabriel Galípolo e Ailton de Aquino, indicados anteriormente pelo presidente, já participam das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) desde agosto, desempenhando papel crucial na definição da taxa básica de juros, a Selic.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula também nomeou dois novos diretores para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM): Marina Palma Copola de Carvalho e Daniel Walter Maeda Bernardo. As nomeações desses cargos, assim como as do Banco Central, têm efeito a partir do primeiro dia do próximo ano, e foram assinadas tanto pelo presidente quanto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

Outra área estratégica contemplada pelas nomeações é o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que enfrentou uma situação de paralisia no final deste ano devido à falta de quórum. Os quatro novos conselheiros, Diogo Thomson de Andrade, José Levi Mello do Amaral Júnior, Camila Cabral Pires Alves e Carlos Jacques Vieira Gomes, assumirão mandatos de quatro anos, buscando revitalizar o órgão e retomar suas atividades.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, o presidente Lula nomeou dois conselheiros para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e seis conselheiros para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Cíntia Menezes Brunetta, indicada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Edvaldo Nilo de Almeida, indicado pela Câmara dos Deputados, integrarão o CNMP. No CNJ, os nomeados são: Daniela Pereira Madeira, Mônica Autran Machado Nobre, José Edivaldo Rocha Rotondano, Guilherme Augusto Caputo Bastos, Renata Gil de Alcantara Videira e Daiane Nogueira de Lira.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO