Partidos que mais elegeram deputados federais negros são de direita, mostram estatísticas

Dos 135 deputados eleitos desse grupo, 25 fazem parte do PL

www.brasil247.com - Plenário da Câmara
Plenário da Câmara (Foto: Antônio Augusto/Câmara dos Deputados)


247 - Os partidos que mais elegeram candidatos autodeclarados negros (pardos ou pretos) para a Câmara dos Deputados são de direita. Dos 135 deputados eleitos desse grupo, 25 fazem parte do PL, sigla de Jair Bolsonaro, que disputará o segundo turno presidencial com o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 30 de outubro. Os partidos Republicanos elegeu 20 deputados registrados como negros e o União Brasil, 17.

Representante da esquerda, o PT ficou na quarta posição, com 16 cadeiras. O PP, que apoia Bolsonaro, elegeu 15. As informações foram publicadas nesta segunda-feira (3) pelo jornal Folha de S.Paulo.

O MDB elegeu oito deputados autodeclarados negros, o PSD seis e Podemos com cinco. Avante e PROS garantiram dois cada, e Solidariedade um. 

No campo mais à esquerda, PDT garantiu seis cadeiras, o PC do B com quatro, PSB e PV com dois cada, e Rede com um representante.

Cidadania, Novo, Patriota, PSC, PSDB e PTB não elegeram deputado pardo ou preto.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247