CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sudeste

"Não temos culpa dos erros de Temer e Bolsonaro", protestam petroleiros contra descontos na aposentadoria

Entidades de petroleiros se reuniram nesta terça-feira em frente à sede da Petrobrás para protestar contra cobranças nas aposentadorias de servidores e pensionistas

Protesto na sede da Petrobrás (Foto: Divulgação/FUP)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Federação Única dos Petroleiros (FUP), ao lado da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e outras entidades se uniram nesta terça-feira (30) para um protesto em defesa dos trabalhadores aposentados e pensionistas da Petrobrás a fim de contestar os cinco anos de descontos na aposentadoria cobrado pela Petros, a fundação responsável pela administração dos fundos de investimento da estatal.

O protesto se deu em frente à sede da Petrobrás e contou com discursos das lideranças das entidades presentes. O coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, repudiou as cobranças de descontos aos servidores aposentados, cobranças estas que surgiram por conta do déficit da estatal, resultante de investimentos mal-sucedidos das administrações dos últimos anos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2022, por exemplo, a Petros apresentou um desempenho inferior em relação a outros planos de aposentadoria, não alcançando nem mesmo suas próprias metas de ganho. Como resultado dos baixos rendimentos, a gestão da empresa repassa o déficit aos aposentados, gerados em cobranças para a categoria, conhecidos como equacionamentos.

"Nós, trabalhadores e trabalhadoras, não temos a culpa dos problemas estruturais do plano e não temos culpa dos erros das gestões Temer e Bolsonaro. Então quero parabenizar a FUP, FNP e as várias entidades e associações que estão aqui presentes dizendo 'não' ao PED e 'sim' aos recursos que precisam vir da Petrobrás, que é a maior patrocinadora do plano Petros 1", discursou Bacelar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma publicação no Instagram da FUP cobrava: "Queremos aposentadoria digna e integral. Não ao equacionamento! Fora bolsonaristas da Petros! Em defesa do patrimônio dos trabalhadores e trabalhadoras".

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por FUP (@fupbrasil)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO