CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sudeste

Racismo: PM de São Paulo volta a amarrar homem negro em abordagem. Ouvidoria vê "método de tortura da ditadura" (vídeo)

Homem teria reagido após sofrer um insulto racista

PM de São Paulo amarra morador de rua negro e é acusada de racismo (Foto: Reprodução/X)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Ouvidoria da Polícia de São Paulo anunciou que vai requisitar uma investigação detalhada sobre a conduta dos policiais militares envolvidos no episódio em que um suspeito de importunação sexual, morador de rua, foi amarrado durante uma abordagem. 

O incidente ocorreu na tarde de quinta-feira (30), no bairro da Bela Vista, localizado no centro de São Paulo. A ação dos policiais foi capturada em vídeo por pessoas que presenciaram o ocorrido. Testemunhas relataram à Mídia Ninja que o homem teria reagido após uma mulher o chamar de 'macaco'. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo a Ouvidoria, os PMs aplicaram um “método análogo à tortura da ditadura militar”. “A repetição de atos de barbárie com métodos análogos à tortura da ditadura militar, para coibir uma discussão de rua, com ofensas de cunho racista ao homem, são perceptíveis nos vídeos e fotos recebidos e que instruirão o procedimento e serão encaminhados à Corregedoria da Polícia Militar, para as apurações e medidas correcionais cabíveis”, diz a Ouvidoria da Polícia em nota.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) disse que o indivíduo detido é suspeito de cometer o crime de importunação sexual. Através de um comunicado oficial, a Polícia Militar, representada pela SSP, declarou que, durante a abordagem, o indivíduo detido se mostrou agressivo. Ele foi acusado de ter ferido uma mulher com uma pedra e de ter ameaçado os policiais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ainda segundo a SSP, o homem quebrou o vidro da viatura com chutes e foi contido "para preservar sua integridade física e das demais pessoas". "Ele e a vítima foram encaminhados a unidades de saúde e posteriormente conduzidos à 1ª Delegacia de Defesa da Mulher, onde o caso foi registrado como lesão corporal, ameaça, resistência, dano e desacato. A pedra utilizada foi apreendida e encaminhada para perícia. Foi solicitada perícia à viatura. O indiciado permaneceu à disposição da Justiça", diz a nota. 

Durante abordagem policial, agentes da PM de São Paulo amarraram as mãos e os pés de um homem em situação de rua. O fato ocorreu na tarde de hoje (30), no bairro da Bela Vista, Centro. Segundo testemunhas, o homem teria reagido após uma mulher o chamar de 'macaco'.   

O homem, que ainda não foi identificado, teria ameaçado pegar uma pedra. Pelo menos três viaturas chegaram até o local no momento e imobilizaram o homem no porta-malas da viatura. Gravado pelo Mídia Ninja, o flagra mostra o homem no chão, amarrado, enquanto locais acusavam as mulheres de 'racistas'.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Com informações do Metrópoles). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO