CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Florestan Fernandes Jr avatar

Florestan Fernandes Jr

Florestan Fernandes Júnior é jornalista, escritor e Diretor de Redação do Brasil 247

173 artigos

blog

Os cem dias de governo no arcabouço do combate à desinformação

"O Ministério da Justiça e a Secom são os dois mais importantes ministérios para esse embate crucial ao Estado Democrático de Direito", diz Florestan

(Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sobre as dificuldades imensas do governo Lula, a maior delas, sem dúvida, é ter sucedido um governo de destruição, que se entranhou institucionalmente e em todo o tecido social. 

Esse processo de esgarçamento da nossa democracia não acabou com a vitória de Lula nas urnas, e nem com a prisão de centenas de pessoas que participaram dos atos terroristas de 8 de janeiro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O enfrentamento às Fake News e ao discurso de ódio são, talvez, o maior desafio do governo. Não à toa, o ministro da Justiça, Flavio Dino, tenha sido o nome de maior projeção nesses primeiros três meses da administração federal. O Ministério da Justiça e a Secom são os dois mais importantes ministérios para esse embate crucial ao Estado Democrático de Direito.

No último fim de semana, o ministro Paulo Pimenta, em entrevista ao Boa Noite 247, afirmou que para lidar com essa realidade, o governo colocou 50 policiais federais na identificação do discurso de ódio nas redes sociais, com ações preventivas e repressivas. Disse também que o governo pretende falar abertamente com a população, em lives semanais do presidente Lula. Duas boas ações que vêm acompanhadas da reestruturação da EBC, a empresa pública de comunicação. O presidente tem feito um esforço enorme para enfrentar a desinformação. Em três meses, deu oito entrevistas coletivas, várias exclusivas, além de muitas falas aos repórteres, em suas andanças pelo país.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula sabe muito bem que nós, como sociedade, teremos um logo e duro caminho para estancar a verdadeira “hemorragia” que tem ceifado vidas, literalmente, em ataques violentos em escolas, festas, conversas de bar e até no trânsito das grandes cidades. 

O discurso de ódio, a desinformação e o incentivo à compra e uso das armas, nos transformaram numa sociedade vulnerável às ações de fanáticos extremistas de direita.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há uma poderosa máquina eleitoral que, por pouco, não reelegeu o seu líder, mas que tem hoje uma forte bancada no Senado e na Câmara Federal. 

Poucos são os jornalistas que se preocupam em fazer um balanço, também dos mandatos dos eleitos em 2022. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se fizessem iriam constatar que os debates acalorados dos parlamentares não são mais de ideias, são de um nível rasteiro, pontuados de exaltação a torturadores, ao assédio moral, misógino, racista e transfóbico. E não raro, até de ameaças à vida do opositor. 

Li ontem uma referência a uma fala de Pasolini que, 20 anos após a queda de Mussolini, disse que "o verdadeiro fascismo é aquele que tem por alvo os valores, as almas, as linguagens, os gestos, os corpos do povo". Isso fala de nossa realidade contemporânea também. Ainda teremos que enfrentar por tempos a brutalidade destrutiva do bolsonarismo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO