Lênio Streck defende Moraes e diz que aqueles que o criticam desviam o foco do essencial, que é combate ao golpismo

Streck alerta para a importância de não desviar o foco do combate à tentativa de golpe

Lênio Streck e os atos golpistas em Brasília
Lênio Streck e os atos golpistas em Brasília (Foto: Reprodução | Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O constitucionalista Lenio Streck argumenta, em reportagem do Conjur, que as críticas direcionadas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por suas decisões contra bolsonaristas investigados por tentativa de golpe, resultam em uma "inversão discursiva", desviando a atenção das ações do governo anterior que buscavam minar a democracia. Segundo Streck, a preocupação com as críticas a Alexandre pode obscurecer o verdadeiro combate aos golpes e golpistas, relegando ações antidemocráticas a um segundo plano.

As declarações de Streck foram concedidas em entrevista à Agência Brasil. Na quinta-feira (8/2), Alexandre de Moraes autorizou ação da Polícia Federal e medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), militares e ex-ministros de Estado, todos suspeitos de planejar um golpe, proibindo o contato entre investigados, inclusive por meio de seus advogados. Esta proibição gerou manifestações enérgicas da advocacia, que a considerou um equívoco e uma violação das prerrogativas da profissão.

continua após o anúncio

Lenio Streck alerta para a importância de não desviar o foco do combate à tentativa de golpe e de não transformar as questões relacionadas ao STF e às decisões de Alexandre de Moraes em contradições secundárias. Ele destaca que é fundamental manter a atenção sobre as razões que levaram a tais ações antidemocráticas.

O constitucionalista também recorre à literatura, citando uma passagem da peça "Henrique IV", de Shakespeare, para ilustrar sua argumentação sobre o papel institucional do Estado. Para Streck, é essencial compreender que os ataques ao STF não são apenas contra o tribunal, mas contra os princípios democráticos do país.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247