HOME > Geral

ACM Neto quer carnaval autossustentável em 2014

"É uma festa que precisa ser repensada do ponto de vista da equação financeira. Vamos trabalhar para que no próximo ano possamos ter uma festa que se autossustente e que não precisemos ter um centavo do dinheiro público para investir no Carnaval"; prefeito afirmou que neste ano já houve economia de R$ 4 milhões por parte do município

ACM Neto quer carnaval autossustentável em 2014 (Foto: Agecom)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bahia 247

O prefeito ACM Neto (DEM) reuniu a imprensa nesta quarta-feira (13) para fazer balanço final do carnaval e para anunciar mudanças na festa a partir de 2014.

Entre as novidades, o democrata falou da vontade de tornar a folia autossustentável, de modo que não seja necessário gastar dinheiro público.

"No momento em que a cidade exige austeridade, precisávamos dar o exemplo na organização do Carnaval. É uma festa que precisa ser repensada do ponto de vista da equação financeira. Vamos trabalhar para que no próximo ano possamos ter uma festa que se autossustente e que não precisemos ter um centavo do dinheiro público para investir no carnaval".

Segundo o prefeito, apesar de o carnaval deste ano ter sido planejado pela gestão anterior, ele conseguiu economizar R$ 4 milhões na organização da festa, em comparação com 2012.

Sobre as mudanças nos circuitos da folia, o democrata reafirmou o empenho para resgatar a tradição do Campo Grande (circuito Osmar), o coração do carnaval. Entre as novidades já para 2014 está a possibilidade de inversão do circuito, que deverá sair da Rua Chile e ir até o Campo Grande. É preciso comprovar a viabilidade da mudança através de estudos técnicos, segundo a prefeitura.

"É preciso ter mais equilíbrio entre os circuitos do Carnaval. O redesenho do Campo Grande é exatamente para dar valor, dar peso a esse circuito. Quem sabe, essa mudança faça do Campo Grande o principal circuito do Carnaval".

Ideia é a de levar os blocos afro que desfilam na Rua Carlos Gomes para o Afródromo, novidade que será implantada em 2014. Se isso não acontecer, a prefeitura vai manter o desfile dessas entidades na Rua Carlos Gomes.

"Houve a ideia inicial de implantar o Afródromo no Comércio, mas precisamos ainda estudar se isso não vai trazer impactos para outras áreas da cidade, como, por exemplo, o acesso de foliões que vão para o circuito do Campo Grande. Há algumas hipóteses para o circuito dos blocos afro, mas a Prefeitura está convencida de que é preciso organizar essa iniciativa".

Próximo carnaval

ACM Neto afirmou que já começou os trabalhos para a organização do Carnaval de 2014. Um grupo de trabalho foi montado com a presença das secretarias envolvidas com o planejamento e execução da festa para discutir, quinzenalmente, questões relacionadas aos serviços públicos.

O grupo terá a coordenação do secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo, Guilherme Bellintani.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: