Animais migram no Brasil? Evento no Youtube reúne especialistas para falar sobre o fenômeno

A ideia do Canal AvistarBrasil é apresentar a importância da migração de espécies como tartarugas, peixes, borboletas e mamíferos marinhos, além das aves, incentivando as pessoas a observarem o fenômeno no Brasil

(Foto: Victor Castanho)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Por Victor Castanho, para o 247 - Quando falamos em migração, é comum que as pessoas pensem nos documentários da National Geographic, nos quais enormes bandos de gnus e zebras realizam grandes translocações de escalas épicas. No entanto, pouca gente se dá conta de que animais estão migrando ao nosso redor o tempo todo. Por esse motivo o Canal AvistarBrasil, no YouTube, organizou a atração temática Semana Migratória para trazer mais informações sobre esse fenômeno natural tão pouco conhecido fora dos meios acadêmicos.

Avistar é a maior feira de observação de aves da América Latina e desde o ano passado (15a edição – 2020). O evento está ocorrendo de forma virtual por conta da pandemia. Assim surge também o evento virtual, o Avistar Conecta, o qual promove conversas, oficinas e palestras inéditas com pesquisadores, fotógrafos e naturalistas do Brasil e do exterior. Apenas em 2020 foram 365 lives e 2021 já conta com 54 lives distribuídas em apresentações individuais ou eventos temáticos, todas com acesso livre e gratuito, disponíveis no Canal AvistarBrasil no YouTube.

A Semana Migratória, evento temático para discutir a migração e tudo que ela significa para a natureza, começa nesta quarta-feira, 28 de abril, e se estende até 2 de maio. O evento contará com apresentações distribuídas ao longo dos 5 dias e consistirá em um verdadeiro convite para conhecer os segredos da migração dos animais no Brasil.

A ideia principal é apresentar a importância da migração de espécies como tartarugas, peixes, borboletas e mamíferos marinhos, além das aves, incentivando as pessoas a observarem o fenômeno no Brasil e contribuir com a conservação dos ambientes para receberem as espécies migratórias.

O tema migração atrai pessoas no mundo todo, seja através de estudos científicos realizados puramente por estudantes e pesquisadores ou de forma colaborativa com o envolvimento de todos através da ciência cidadã.

Conheça a programação completa e acesse pelo www.linktr.ee/avistar

SEMANA MIGRATÓRIA
Uma semana dedicada à migração dos animais no Brasil

28/04 (quarta-feira)

19h O que é migração e por que migrar?
Alex Jahn
20h Peixes migratórios
Uwe H.Schulz, Domingos Garrone Neto e Lisiane Hahn

29/04 (quinta-feira)

19h Aves migratórias urbanas
Karlla Barbosa
20h Migração de borboletas
Gustavo Accácio e Carlos Candia-Gallardo

30/04 (sexta-feira)

19h Migração de tartarugas marinhas
João Abreu
20h Visitantes do Chile: migração de Elaenia chilensis Fabio Schunck

01/05 (sábado)

15h Migrações crípticas e ciência cidadã
Alex Lees
16h Maçaricos e conservação de aves limícolas migratórias Rick Simpson-Wader Quest e Juliana Bosi
18h Migração de caboclinhos
Marcio Reppening

02/05 (domingo)

16h Migração em mamíferos marinhos
Salvatore Siciliano
17h Aves marinhas: migração de trinta-reis-róseo Gabriela Ramires
18h Mariquitas e outras aves migrantes boreais Diego Cueva
19h Migração de papagaio-charão
Jaime Martinez 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

Apoie o 247

WhatsApp Facebook Twitter Email