Safra de grãos da Ucrânia cai quase pela metade depois da guerra

Colheita de grãos em 2022 pode cair para cerca de 51 milhões de toneladas, de um recorde de 86 milhões de toneladas colhidas em 2021

Preço do milho no Brasil cai à mínima de quase 4 anos
Preço do milho no Brasil cai à mínima de quase 4 anos


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

KIEV (Reuters) - A colheita de grãos da Ucrânia deve cair para um volume entre 35 milhões e 40 milhões de toneladas em 2023, incluindo 12 milhões a 15 milhões de toneladas de trigo e 15 milhões a 17 milhões de toneladas de milho, disse um analista sênior e produtor nesta segunda-feira.

Alex Lissitsa, CEO da empresa agrícola IMC e presidente da Associação "Ukrainian Agribusiness Club", disse em uma conferência de grãos que a Ucrânia poderá exportar cerca de 15 milhões de toneladas de grãos na temporada 2023/24.

continua após o anúncio

A exportação pode incluir até 7 milhões de toneladas de trigo e até 10 milhões de toneladas de milho.

Lissitsa também disse que a baixa produção de trigo pode levar a uma certa escassez de grãos para consumo local, o que pode levar a restrições às exportações de trigo da Ucrânia. "Existe um grande perigo", disse.

continua após o anúncio

Ele afirmou que a discussão esperada sobre uma proibição de exportação começaria em maio, com as autoridades provavelmente sendo pegas de surpresa com a baixa quantidade semeada.

Lissitsa disse que a invasão russa no final de fevereiro do ano passado foi a principal razão para a queda. Faixas de terra no leste, sul e norte do país foram ocupadas ou danificadas pelas hostilidades da guerra.

continua após o anúncio

Os ataques russos às instalações de energia ucranianas levaram a uma escassez generalizada de energia e apagões para milhões de pessoas em todo o país.

Denys Marchuk, vice-presidente do Conselho Agrário Ucraniano, disse à televisão ucraniana nesta segunda-feira que a área semeada com milho na Ucrânia pode cair de 30% a 35% em 2023 devido à falta de dinheiro para os agricultores e apagões de eletricidade.

continua após o anúncio

Ele disse que uma área significativa de milho da safra de 2022 ainda estava nos campos e não poderia ser colhida e o baixo preço doméstico do milho não permite que os agricultores recuperem os fundos investidos.

A Ucrânia é um grande produtor global de trigo e milho, mas disse que sua colheita de grãos em 2022 pode cair para cerca de 51 milhões de toneladas, de um recorde de 86 milhões de toneladas colhidas em 2021.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247