Datafolha: Haddad 60% a 40%; Ibope: 57% a 43%

A quatro dias da eleição para prefeito da maior cidade do País, duas pesquisas coincidem em dar larga vantagem para o candidato do PT, Fernando Haddad, frente a seu adversário do PSDB, José Serra; para o Datafolha, o ex-ministro tem 60% de intenções de votos válidos, contra 40% para o ex-governador; Ibope, no mesmo quesito de votos válidos, apura dianteira de 57% para o petista contra 43% para o tucano; confirmação dos números no resultado das urnas vai consumar o mais espetacular desempenho eleitoral dos últimos tempos

Datafolha: Haddad 60% a 40%; Ibope: 57% a 43%
Datafolha: Haddad 60% a 40%; Ibope: 57% a 43%


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Quase simultaneamente, duas pesquisas acabam de ser divulgadas sobre a eleição para prefeito da maior cidade do País. Segundo o Instituto Datafolha, o candidato do PT, Fernando Haddad, tem 60% de intenções de votos válidos contra 40% para José Serra. O Ibope apurou, na mesma categoria de votos válidos, 57% para o petista contra 43% para o tucano. 

Nas apurações que incluíram eleitores que afirmaram pretender votar branco ou nulo e os indecisos, os placares ficaram assim: Datafolha: 49% para Haddad, 34% a favor de Serra; Ibope: Haddad 49%, Serra 36%.

A vantagem de Haddad reflete todo o desenvolvimento da campanha neste segundo turno, após a apertada vitória de Serra no primeiro escrutínio. Enquanto o tucano optou por bater em teclas como o 'kit gay' e exibir o apoio de expressões da sociedade como o carioca Pastor Malafaia e o ex-comandante da Rota Coronel Telhada, o petista obteve o apoio do quarto colocado na eleição, Gabriel Chalita, do PMDB, e evitou ataques pessoais ao adversário.

continua após o anúncio

Nos primeiros levantamentos, Haddad abriu vantagem nunca inferior a dez pontos sobre Serra, despertando otimismo em seus correligionários. O tucano, enquanto isso, bateu-se internamente em divergências com seu marqueteiro Luiz Gonzales e escondeu um de seus principais apoiadores, o prefeito Gilberto Kassab. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, noutra direção, fez-se presente em muitos dos programas eleitorais de seu ex-ministro da Educação, associando-se diretamente ao resultado do pleito.

Ao que dizem os levantamentos de opinião divulgados nesta quarta-feira 24, Haddad sairá vencedor por larga margem. Mas as urnas só falarão no domingo 28.

continua após o anúncio

Abaixo, texto do portal UOL sobre as pesquisas divulgadas nesta quarta 24:

Pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas nesta quarta-feira (24) mostram vantagem deFernando Haddad (PT) na disputa do segundo turno com José Serra (PSDB) pela Prefeitura de São Paulo.

continua após o anúncio

O Datafolha mostra Haddad com 49% das intenções de voto, e Serra com 34%. Já o Ibope aponta o petista com 49%, contra 36% do tucano.

Os institutos mediram também o desempenho dos candidatos entre os votos válidos – que é a forma como a Justiça Eleitoral divulga o resultado – e no caso da pesquisa exclui votos brancos, nulos e eleitores indecisos. Nesta simulação, Haddad aparece com 60%, e Serra, com 40% no Datafolha. No Ibope, o petista tem 57%, e o tucano 43%, dos votos válidos.

continua após o anúncio

A margem de erro do Datafolha é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Para o levantamento do Ibope, a margem é de três pontos.

A pesquisa Datafolha também mostra que Serra ainda é o mais rejeitado na disputa, com 42% da menções. Haddad aparece com 25%.

O Datafolha entrevistou 2.100 eleitores em São Paulo, entre a última terça-feira (23) e esta quarta-feira (24). A pesquisa foi registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) com o número SP-01910/2012.

continua após o anúncio

O Ibope ouviu 1.204 eleitores entre a segunda-feira (22) e esta quarta-feira (24). A pesquisa recebeu o número SP-01912/2012 no registro do TRE-SP.

Levantamentos anteriores

continua após o anúncio

Esta foi a terceira rodada de pesquisas divulgadas pelos institutos no segundo turno. A pesquisa Datafolha de 10 de outubro mostrou Haddad com 47% e Serra com 37%. O segundo  levantamento do instituto, divulgado na última sexta-feira (19) apontou o petista com 49%, e o tucano com 32%.

A primeira pesquisa Ibope, de 11 de outubro, apontou Haddad com 48%, contra 37% de Serra. No segundo levantamento do instituto, divulgado na última quarta-feira (17), o petista oscilou um ponto para cima, dentro da margem de erro, e foi a 49%, enquanto o tucano caiu quatro pontos percentuais e foi a 33%.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247