Defesa entrega proposta de despolitização das Forças Armadas

Projeto é construído em acordo com os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. Governo discute agora como proposta será apresentada ao Congresso para evitar resistência

Entrevista coletiva do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro.
Entrevista coletiva do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, entregou ao Palácio do Planalto a proposta que exige a desvinculação dos militares da ativa das Forças Armadas caso decidam se envolver na política.

O texto prevê que militares que se candidatarem a cargos políticos serão automaticamente transferidos para a reserva ou terão que se desligar das Forças Armadas, caso não tenham cumprido o tempo mínimo para ingressar na reserva. A mesma regra também se aplica aos militares que assumem cargos ministeriais.

continua após o anúncio

De acordo com reportagem do G1, a proposta enviada ao gabinete do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, já tinha recebido o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro José Múcio.

A questão em debate agora é a forma como a proposta será apresentada ao Congresso Nacional. A possibilidade mais provável é que um deputado da base governista assuma a autoria do projeto, incorporando as contribuições do governo. Há uma preocupação de que, se a iniciativa partir exclusivamente do Executivo, pode haver maior resistência à proposta.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247