TV 247 logo
    HOME > Poder

    Fernando Henrique

    Devo reconhecer que a presidente Dilma teve gesto construtivo ao desinterditar o debate para setores que estavam longe dele, quando fez o reconhecimento público do papel que FHC prestou à estabilidade pública brasileira

    Arthur Virgílio avatar
    Conteúdo postado por:

    Durante oito anos, o Presidente Fernando Henrique Cardoso foi demonizado, desconstruído, com pouquíssimas vozes de apoio efetivo a ele, entre as quais a minha. Criaram uma resistência muito grande ao nome desse ilustre brasileiro. Só agora, num fenômeno agradavelmente repentino, ele próprio assiste ao momento em que tudo isso é superado e, finalmente, surge o reconhecimento nacional.

    Imagine o tamanho que o Presidente Fernando Henrique terá na história se, ainda agora, vivo, com o Governo recém-concluído, já há esse clima de consagração. Vejo alguns fatores que contribuíram para isso.

    Primeiro, a postura como ex-presidente, discreto, recolhido, consciente da posição que lhe cabe, contrastando com as atitudes espalhafatosas de seu sucessor.

    Com esse debate sério sobre a questão das drogas, lastreado em estudo profundo patrocinado pela instituição que leva seu nome, o Instituto Fernando Henrique Cardoso, conseguiu o milagre de se apresentar positivamente para uma juventude que cresceu ouvindo falar mal dele, baseada em que o principal trabalho do governo Lula foi desconstruí-lo, numa atitude pequena, mesquinha.

    Neste blog, todos sabem que sou profundamente crítico do governo atual, que considero inerte, inapetente, mas devo reconhecer que a presidente Dilma teve gesto construtivo ao desinterditar o debate para setores que estavam longe dele, quando fez o reconhecimento público do papel que FHC prestou à estabilidade pública brasileira.

    Eu vi um homem ressurgir das cinzas. Outra noite, no programa Altas Horas, quando o apresentador Serginho Groisman perguntou se ele não concorreria outra vez à Presidência da República, foi ovacionado pela juventude para, a seguir, dizer que não, consciente de ter cumprido seu papel.

    Fica para todos nós a lição do quanto vale a persistência, o equilíbrio, a decência, a postura de um verdadeiro estadista.

    Fernando Henrique ganha, enfim, o reconhecimento que sempre mereceu.

     

    *Diplomata e ex-líder do PSDB no Senado.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: