CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Racha PT-PSDB oferece chance real a Russomanno

Lula e FHC já combateram, juntos, a ditadura. Marta Suplicy se elegeu prefeita com o apoio de Mario Covas, derrotando Paulo Maluf. Desta vez, é muito improvável que José Serra apoie Fernando Haddad contra Celso Russomano ou vice-versa. Resultado: o candidato do PRB tem quase 20 pontos de vantagem em simulações de segundo turno

Racha PT-PSDB oferece chance real a Russomanno (Foto: Edição/247)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Já houve momentos históricos em que, apesar das diferenças, PT e PSDB uniram forças para enfrentar o que consideravam ser um mal maior. Na ditadura, o intelectual Fernando Henrique Cardoso e o operário Luiz Inácio Lula da Silva panfletaram juntos em defesa dos metalúrgicos. Em 2000, Marta Suplicy se elegeu prefeita de São Paulo, com o apoio do tucano Mario Covas, contra Paulo Maluf.

Desta vez, é bastante improvável que haja qualquer aproximação entre os dois partidos. Para os tucanos, o PT é o grande inimigo na guerra política brasileira. Para os petistas, Serra é o adversário a ser exterminado, num passo necessário para a conquista do estado de São Paulo. Essa divisão abre uma possibilidade real para a eleição do azarão Celso Russomano, do PRB.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na pesquisa Datafolha, um dos dados mais surpreendentes é a simulação de segundo turno. Russomano teria 58% a 30% contra Serra e praticamente a mesma coisa – 56% a 30% - contra Haddad. Uma diferença considerável, para uma eleição muito curta, pois menos de um mês separam o primeiro e o segundo turnos.

São Paulo é pródiga em zebras eleitorais. Foi assim quando Paulo Maluf se elegeu pela primeira vez, quando Orestes Quércia derrotou Antônio Ermírio de Moraes, com a volta de Jânio Quadros à política (contra FHC) e com a eleição de Celso Pitta. Isso, sem mencionar o fato de que o estado fez do palhaço Tiririca o deputado mais votado do Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A cada nova pesquisa, o voto em Russomano se mostra mais cristalizado. Numa megalópole marcada por má qualidade de vida e péssimos serviços públicos, especialmente no transporte e na Saúde, candidato do PRB se apresenta como o defensor dos direitos do cidadão – depois de ter feito carreira na televisão e no parlamento como defensor do consumidor.

Se houvesse uma possibilidade, mínima que fosse, do apoio de Serra a Haddad num segundo turno, ou vice-versa, a perspectiva de vitória de Russomano seria menor do que é hoje.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO