Abolição econômica é tema de quarta edição do Festival Afrofuturismo em Salvador

Educação empreendedora, inovação, tecnologia, arte e cultura serão abordados nos dois dias de evento promovido pela Vale do Dendê em Salvador

Fachada do casarão da Vale do Dendê, no Terreiro de Jesus em Salvador
Fachada do casarão da Vale do Dendê, no Terreiro de Jesus em Salvador (Foto: Edilson Santos Lopes)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Salvador será sede do maior festival de tecnologia, inovação e criatividade negra da América Latina - o Festival Afrofuturismo. Com o tema Por uma abolição econômica, o evento promovido pela Vale do Dendê e Sebrae irá movimentar a capital baiana nos dias 18 e 19 de novembro de 2022, transformando o Centro Histórico de Salvador em um ambiente acessível e inovador. 

Conhecidos pontos turísticos da cidade, a exemplo do Teatro Gregório de Mattos, Palacete Tira Chapéu, Largo Tereza Batista, além do novo Hub de Inovação do Centro Histórico - a Casa Vale do Dendê, serão transformados em instalações Afrofuturistas.

continua após o anúncio

O Festival Afrofuturismo Ano IV - Por uma abolição econômica terá em sua programação talks, debates e palestras com convidados nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, criação de conteúdo, jovens inovadores e empreendedores que discutirão assuntos relacionados ao protagonismo afrodescendente e sua contribuição para a economia criativa, plataformas digitais, universo das criptomoedas, entre outros temas. 

Entre os grandes nomes do universo do empreendedorismo, inovação e diversidade  que estarão presentes nesta edição do Festival Afrofuturismo, destacam-se: Javonté Anyabwelé (VP Carnival Cruise), Kamil Olufowobi (CEO MIPAD Global), Aaron Mitchel (Netflix), Lula Rodrigues (Escola 42), Bárbara Carine Soares Pinheiro - a intelectual diferentona e a atração musical internacional Mad Professor, além da banda Ministereo Público.

continua após o anúncio

O tema deste ano - Por uma abolição econômica -  tem como objetivo fomentar a discussão sobre a reparação econômica dos descendentes de africanos escravizados no Brasil.  Para Paulo Rogério, cofundador da Vale do Dendê e um dos idealizadores do Festival, o momento é propício para pôr em pauta esta que ele considera uma das mais significativas ferramentas de reparação histórica no Brasil. “Agora é o único momento da história que a gente tem a possibilidade de buscar essa reparação através das novas tecnologias, da arte digital, das conexões globais. Finalmente temos a chance de fazer uma reparação histórica no Brasil”, pontua.  

Os participantes terão acesso a atrações culturais e musicais, palestras e atividades interativas seguindo trilhas subdivididas em temas como Inovação e tecnologia, criatividade e negócios, literatura e SCI-FI, cinema e games, música e podcast, sustentabilidade e ESG.

continua após o anúncio

O passaporte que dá acesso aos dois de imersão tecnológica afrocentrada e ao show internacional do DJ Med Professor já está à venda no Sympla com ingressos a R$100 (inteira) e R$50 (meia).

Sobre o Festival - A Ocupação Afrofuturista, primeira edição do evento realizado em 2017, movimentou a Estação da Lapa (maior terminal de transporte urbano da capital), com apresentação de temas como cultura maker, empreendedorismo e economia criativa. De lá para cá, o evento ganhou novos formatos e a terceira edição, em 2021 realizada 100% on-line, reuniu profissionais de diversas áreas e convidados africanos que compartilharam vivências e a experiência de seus países no desenvolvimento, apoio e fortalecimento dos ecossistemas de inovação e criatividade. Com alcance expressivo, os dois dias de evento digital registraram mais de três mil visualizações (Youtube, LinkedIn e Facebook) e alcançaram 20 mil pessoas nas redes sociais da Vale do Dendê.

continua após o anúncio

A quarta edição do Festival Afrofuturista, que acontecerá dias 18 e 19 de novembro de 2022, colocará Salvador no mapa global dos grandes festivais como o SXSW (Austin), Festival de Cinema e Publicidade (Cannes), Web Summit (Lisboa), Essence Festival (Nova Orleans).

Vale do Dendê – A Vale do Dendê é uma organização de impacto social destinada a fomentar ecossistemas de inovação e criatividade com foco na diversidade. Fundada em novembro de 2016, a organização já foi destaque em publicações internacionais e nacionais por seu trabalho inovador, na oferta de apoio a afroempreendedores da periferia de Salvador, por meio de capacitações, mentorias e palestras dos Programas de Aceleração e Incubação nela realizados.

continua após o anúncio

Realizado pela Vale do Dendê, este evento conta com o patrocínio da Acelen e da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo, além de parceria com Qintess e Sebrae.

Confira a programação completa no site: www.afrofuturismo.com.br

continua após o anúncio

Serviço:

Festival Afrofuturismo - Por uma abolição econômica

continua após o anúncio

Datas:18 e 19 de novembro de 2022  

Local: Centro Histórico de Salvador 

Compras: Sympla - https://www.sympla.com.br/evento/festival-afrofuturismo-ano-iv/1786250 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247