Manifestantes vão às ruas durante a Mudança do Garcia no carnaval de Salvador

Bloco tradicional que combina samba e ativismo social em desfile pelo Circuito Osmar, no Campo Grande, teve como principais protestos Jair Bolsonaro dentro de uma cela

(Foto: Reprodução/Instagram )


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Na manhã desta segunda-feira de Carnaval, o Circuito Osmar, no Campo Grande, em Salvador, foi palco de uma das manifestações mais tradicionais e emblemáticas da festa momesca: a Mudança do Garcia. Com quase 100 anos de história, o bloco não apenas celebra o samba e a alegria carnavalesca, mas também se destaca por ser um espaço de protesto e resistência social.

Fundado em 1926, a Mudança do Garcia tem sido ao longo dos anos um importante veículo de expressão popular, marcando presença nas ruas da capital baiana com sua música e suas demandas por justiça social. Para o ano de 2024, o tema escolhido, "Patrimônio Imaterial da Bahia", ressaltou a relevância cultural e histórica do bloco para a identidade do estado.

continua após o anúncio

Entre os diversos protestos que ecoaram durante o desfile, um dos mais notáveis foi a representação do ex-presidente Jair Bolsonaro dentro de uma cela, acompanhada por uma placa com os dizeres "Comitê Poético Contra o Golpe", destaca o site Bnews.

Além disso, a presença da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no evento trouxe à tona pautas importantes relacionadas aos direitos trabalhistas e à valorização do povo negro. A luta por políticas públicas que promovam a inserção e o reconhecimento da comunidade afrodescendente no mercado de trabalho foi destacada como uma demanda urgente e necessária.

continua após o anúncio

Outro grupo que marcou presença foi o "Bloco Filhos e Filhas de Marx", fundado em 2017, cujo nome faz referência ao pensador Karl Marx, um dos principais teóricos do comunismo.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247