CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Chico Vigilante avatar

Chico Vigilante

Deputado distrital e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Legislativa do DF

580 artigos

blog

Atores e objetivos do golpe desfilam impunes

Gilmar Mendes afirma despudoradamente que não vê nada de irregular nas gravações divulgadas neste final de maio,  e que não podem ser consideradas tentativas de obstrução da Justiça

Imagem Thumbnail
gilmar mendes (Foto: Chico Vigilante)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Já falei várias vezes mas nunca é demais repetir. O golpe teve dois objetivos básicos : tirar direitos dos trabalhadores e barrar o andamento da Operação Lava Jato, por meio de um acordo envolvendo partidos como PMDB, PSDB, Democratas, além de  parte dos ministros do STF.

As gravações de conversas entre Sérgio Machado, ex-presidente da Braspetro, Romero Jucá, Renan Calheiros e Sarney só vieram confirmar isso - para o assombro da Nação e de todos aqueles que acreditavam ingenuamente que Temer seria o pacificador do Brasil e a solução para a crise.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A intenção de minar as conquistas adquiridas dos trabalhadores é clara.

Ponto um: a desvinculação da despesa com educação e saúde da receita e o teto para elas, ou seja, a liquidação do mínimo de possibilidade de se ter programas como o Prouni, o Pronatec, a garantia do piso nacional dos professores, entre outras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se houver essa desvinculação – que é a intenção de Temer – é claro que estados e municípios não vão querer pagar o teto dos professores como acontece hoje. Isso representará um retrocesso de mais de 30 anos para a educação no Brasil. 

Ponto dois: se houver a autorização para que acordos sindicais prevaleçam sobre a legislação trabalhista, estarão acabando com o legado Vargas, a única âncora que os trabalhadores ainda tem. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ponto três: a desvinculação dos benefícios sociais do salário mínimo. Se traduzirmos o que isso significa a melhor definição é a de que é um crime. 

Milhões de trabalhadores rurais com aposentadorias do Funrural reajustadas nos governos do PT de acordo com o salário mínimo e portanto, sempre acima da inflação, perderiam a dignidade e seus vencimentos definhariam.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ponto quatro: A definição da idade mínima para aposentadoria de todos os trabalhadores independente da atividade com a qual estejam vinculados, se mais ou menos importante, se perigosa ou não, vai se aposentar com 65 anos de idade, não importa o tempo que tenha contribuído.

Se ousarem implementar estas medidas, que certamente tem apoio deste congresso golpista o resultado será uma convulsão social. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As gravações da conversa de Sérgio Machado com o  senador Renan Calheiros demostram que estão cientes de que a militância petista acordou com a atual crise e que existe o perigo de “mortes e sangue nas ruas” em manifestações pelo país e que isso não será bom para ninguém.

O acordo que tentavam fechar para “estancar a sangria” da Lava Jato, ou seja, “delimitar as investigações” - nas palavras de Jucá –e impedir que avancem, parece que, por alguma razão não totalmente esclarecida, não pôde se concretizar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A principal barreira foi Dilma não ter aceito nem licenciamento, nem renúncia, este ponto colocado com um dos cinco para o fechamento do acordo. 

Nada impede que os demais pontos citados nas gravações venham ainda a ocorrer:  uma reforma política que instale o semi parlamentarismo; a aprovação de uma lei que proíba a delação premiada com o réu preso; mudanças nos acordos de leniência; o STF trabalhar no sentido de garantir que o golpe se instale com uma máscara de legalidade.  

O principal dos  pontos defendidos, no entanto, a blindagem dos políticos envolvidos, já processados ou na iminência de serem processados pelo STF, como Aécio Neves, parece estar funcionando muito bem.

Gilmar Mendes afirma despudoradamente que não vê nada de irregular nas gravações divulgadas neste final de maio,  e que não podem ser consideradas tentativas de obstrução da Justiça. 

Em apenas 25 horas o ministro nega abrir processo contra Aécio e devolve para Janot pedidos de investigação contra Aécio Neves, para que Janot volte a se manifestar sobre o que já se manifestou. O que ? será algum tipo de senha? Que recado Gilmar estará enviando para Janot ?

A verdade é que o todos os brasileiros devem estar se perguntando porque vários políticos sabem que Aécio tem o que temer mas os processos contra ele nunca vão adiante. 

Nos áudios divulgados pela imprensa esta semana, Renan afirma que foi procurado por Aécio para saber se havia "mais alguma coisa" sobre ele na delação de Delcídio Amaral; já Sérgio Machado afirmou que "Aécio será o primeiro a ser comido" pela Lava Jato; se referindo a Aécio Jucá resume: "Caiu a ficha". 

Para passar o Brasil a limpo volto a defender a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte Exclusiva que fundamente novos pilares para a democracia brasileira. Este congresso corrupto que aí está demonstrou não respeitar a Constituição, a democracia e os interesses dos trabalhadores brasileiros.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO