Emir Sader avatar

Emir Sader

Colunista do 247, Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros

826 artigos

blog

Como andam as relações Brasil-Argentina

"Lula costuma deixar uma porta aberta, para poder exercer o papel de intermediário em conflitos com outras lideranças", diz Emir Sader

Imagem Thumbnail
Lula e Milei (Foto: Ricardo Stuckert / PR | Agustin Marcarian/Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Lula tem uma dívida moral eterna com Alberto Fernandez. Em plena campanha eleitoral contra Carlos Menem, Alberto veio visitar Lula no presídio da Polícia Federal de Curitiba. Desde então, os dois mantiveram um vínculo emocional muito próximo.

Agora, Alberto foi recebido por Lula, agora como presidente do Brasil, no Palácio do Planalto, em Brasília. Eles tiveram uma longa conversa, muito amigável. Nele, Lula afirmou que ainda aguarda um pedido de desculpas de Milei, que o ofendeu.

Milei já havia enviado uma carta a Lula, à qual ele não respondeu. Milei esperava que Lula o convidasse para ir ao Brasil. Ele esperava a volta de Lula, que nunca chegou. Milei aproveitou a postura diplomática que Lula costuma ter, mesmo com lideranças com as quais têm divergências. Lula costuma deixar uma porta aberta, para poder exercer o papel de intermediário em conflitos com outras lideranças.

Lula não queria deixar o ex-presidente argentino sem um recado. Enviou, portanto, uma mensagem não ao presidente argentino, mas aos empresários argentinos. Ele os convidou a vir ao Brasil e procurá-lo, caso queiram retomar e aprofundar as relações econômicas com o Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um convite que normalmente não é feito, contornando o presidente do outro país. É como se Lula buscasse retomar as relações que deveriam ser restabelecidas na posse de Milei. Mas o Brasil não tem sido representado, quebrando a tradição, não pelo seu presidente, mas por um representante. E Lula complementa o convite, dirigindo-se a empresários argentinos, conversando com um ex-presidente daquele país.

A mensagem enviada por Milei continua sem resposta. É extremamente contraditório com as tradicionais relações entre líderes, ainda mais entre líderes de dois países que têm relações estreitas, especialmente porque Lula e Nestor Kirchner se deram um grande abraço na posse do presidente argentino.

Uma forma estranha de Lula enviar uma mensagem ao presidente do seu país irmão, o que é compreensível porque se sentiu ofendido por aquele presidente e se sentiu em condições de lhe pedir desculpas.

Da mesma forma, abre a possibilidade de uma nova forma de relações económicas entre os dois países muito próximos, enviando uma mensagem através de um ex-presidente do país irmão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É assim que andam as relações entre os países vizinhos, que há muito mantém relações fraternas. A indignação de Lula mostra que Lula evita a possibilidade de Milie vir ao Brasil e, caso houvesse tal encontro, ele seria convidado para fazer a visita recíproca.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO