CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Adilson Roberto Gonçalves avatar

Adilson Roberto Gonçalves

Pesquisador científico em Campinas-SP

184 artigos

blog

Cores dos desastres ambientais

Denunciar o racismo ambiental é fundamental

(Foto: Reuters/Carla Carniel)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O colapso ambiental tem cor e denunciar o racismo ambiental é fundamental. Enquanto os donos das verdinhas defendem somente o verde paisagístico próximo a si, são os pretos que mais sofrem com os desastres ambientais. Sim, são pobres e periféricos como outros, mas ao se medir a capacidade de recuperação após uma enchente, um desmoronamento, um alagamento, vemos explicitamente tais diferenças. O verde deixa de ser a cor da esperança solidária.

Há várias formas de medir os impactos, sendo os danos materiais os mais imediatos. Em concordância com preceitos modernos e internacionais, passa-se a medir os desastres ambientais também pelas emissões de gás carbônico nas etapas de ocupações, regenerações de áreas e realocação de pessoas. O céu azul carrega gases incolores que estão nos fazendo arder em brasa cada vez mais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nas chuvas de janeiro vimos, mais uma vez, as consequências da falta de urbanismo que nos habita. A transmissão de energia elétrica é um bom exemplo. Não se avalia a mudança de padrão e altura de postes para contemplar menos fiação aérea, nem a restrição absoluta de trânsito pesado em regiões de exclusiva habitação ou um plano ambiental que preceda qualquer mudança da ocupação urbana. Planos diretores até citam a natureza social do espaço geográfico, timidamente feito um sorriso amarelo, mas tais boas intenções são infernais. Especulação imobiliária é o mais importante que vai alimentar os fundos de investimento de muitos dos donos das verdinhas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO