CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1183 artigos

blog

De volta ao ponto essencial: pobres contra ricos

Enquanto o Brasil retornou ao Mapa da Fome da ONU, o número de milionários brasileiros não parou de crescer, escreve Paulo Moreira Leite

(Foto: Vladimir Platonow/ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Imagine um país onde o número de milionários -- patrimônio de pelo menos 4,7 milhões de reais, ou um milhão de dólares  -- apresenta um crescimento contínuo.  Em 2018 o total de cidadãos nessa condição chegava a  278 000.  Em apenas dois anos, esse número cresceu para 373 000. 

Para 2025, a projeção é um novo crescimento. Até lá, devem surgir 108 000 novos milionários, que irão totalizar 481 000,  informa o departamento de pesquisa do Credit Suisse, um dos maiores bancos do planeta. (Exame, maio, 2022). 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como você deve imaginar, este país é o Brasil e estes números refletem o período iniciado pelas reformas neoliberais de Michel Temer-Henrique Meirelles, com o pesadelo Jair Bolsonaro-Paulo Guedes em sequencia. Neste mesmo país, 39 milhões vivem na pobreza, com renda mensal até R$ 775. Outros treze milhões se encontram na extrema pobreza, com renda mensal per capta inferior a R$ 89 por mês, ou menos de 2 reais por dia. 

Se a ideia de que o Brasil é uma terra de contrastes já produziu trabalhos sociológicos essenciais,  expondo a desigualdade lancinante que marca nossa sociedade desde sempre, não há dúvida de que este conflito entre interesses fundamentais assumiu uma forma insustentável nos tempos atuais -- e será a grande questão de uma campanha presidencial que entra em seus momentos decisivos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Unindo um indispensável programa de estímulos ao crescimento econômico com políticas públicas bem sucedidas de apoio a população carente, em 2014, no governo Lula,  o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU. 

Retornou em 2018, com Michel Temer e, em 2020, no segundo ano do governo Bolsonaro, 55,2% da população levantava da cama sem saber se seria capaz de  alimentar-se adequadamente durante o dia. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Neste mesmo período, registra o Credit Suisse, os milionários se multiplicavam -- se tudo continuar como está, chegarão perto de reunir meio milhão de pessoas. 

Nunca foi tão fácil reconhecer os interesses em jogo na campanha presidencial de um país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO