CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ivan Rios avatar

Ivan Rios

Sindicalista, historiador, crítico de cinema, escritor, membro do Comitê Baiano de Solidariedade ao Povo da Palestina, graduando em Direito, militante dos Movimentos de Promoção, Inclusão e Difusão Cultural no Estado da Bahia

11 artigos

blog

Evento internacionalista em defesa da democracia acontece em Salvador nos dias 22 e 23 de março: 2ª edição do Festival Vermelho

O evento é uma realização da Fundação Maurício Grabois com o apoio do Partido Comunista do Brasil e é aberto ao público

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A segunda edição do Festival Vermelho movimenta a cidade de Salvador (BA) durante os dias 22 (sexta-feira) e 23 (sábado), com diversas atividades culturais e políticas, no bairro Santo Antônio Além do Carmo. O evento é uma realização da Fundação Maurício Grabois com o apoio do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e é aberto ao público, com início a partir das 9h de sexta (22).

Com o tema “Cultivando a democracia”, o Festival Vermelho tem as presenças confirmadas de inúmeras autoridades como a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, que também preside nacionalmente o PCdoB, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, de parlamentares federais e estaduais, bem como diversas lideranças políticas progressistas e democráticas, além das delegações de diversas Embaixadas Estrangeiras e Partidos Solidários à causa internacionalista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A organização do evento terá ainda como eixo a SOLIDARIEDADE E APOIO IRRESTRITO À CAUSA DO POVO PALESTINO, ratificando inclusive os recentes pronunciamentos do Presidente Lula denunciando o massacre que acontece em Gaza.

ATRAÇÕES DIVERSIFICADAS:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A programação ainda inclui atrações infantis e intervenções culturais durante todo o dia no Largo do Santo Antônio, lançamentos de livros e rodas de debate com escritoras como Cida Pedrosa, Geovani Martins e Conceição Evaristo, e, ainda, grandes atrações musicais, como Filhos de Ghandy, Armandinho, Tonho Matéria, Juliana Ribeiro, Lenine, Chico César e mais. Confira:

SHOWS GRATUITOS:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Festival Vermelho reunirá caravanas de todo o país, além do público de Salvador, que acompanharão grandes shows. Na sexta-feira (22), os Filhos de Ghandy saem em cortejo da frente da Igreja Boqueirão, até a Chácara Baluarte. Às 19h, é a vez de Armandinho subir ao palco, seguido de Juliana Ribeiro e Tonho Matérias. Entre as atrações, o som do DJ Pantera. No sábado, a partir das 19h, é a vez dos cantores Lenine, Chico César e Bia Tuxá, com DJ Chiquinho entre as atrações.

LITERATURA E DEBATES:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O evento terá a mesa Prosa e Poesia, que vai debater “Literatura e Democracia” com as escritoras Cida Pedrosa e Conceição Evaristo e o escritor Geovani Martins. A mediação será da deputada estadual Olívia Santana. Também haverá debates com deputados federais do PCdoB, às 16h, dia 22, com Daniel Almeida (PCdoB-BA); Orlando Silva, deputado federal (PCdoB-SP); Jandira Feghali, deputada federal (PCdoB-RJ); José Reinaldo Carvalho, colunista do Brasil 247 e presidente nacional da CEBRAPAZ; Manuela Mirella, presidenta da UNE; Soraia Mendes, professora e jurista.

No dia 23, sábado, Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), convida Luciana Santos, presidenta do PCdoB; Margareth Menezes, ministra da Cultura; Rafael Lucchesi, diretor de Inovação da Confederação Nacional das Indústrias (CNI); Adilson Araújo, presidente da Central de Trabalhadoras e Trabalhadoras do Brasil (CTB); e Antônio Corrêa de Lacerda, assessor da Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para falar sobre Desenvolvimento sustentável, economia da cultura, nova indústria e combate às desigualdades.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

AUDIOVISUAL E EXPOSIÇÃO:

A Chácara Baluarte terá espaço reservado para a mostra audiovisual dos 102 anos do PCdoB, mostra de livros lançados pelo partido, além de curtas palestinos, sob a apresentação do secretário Nacional de Cultura do PCdoB, Javier Alfaya. Haverá também a Exposição do Centenário da Coluna Prestes, com debate articulado pela historiadora e cientista social, Ana Prestes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

FEIRA DE ARTESANATO, ECONOMIA SOLIDÁRIA E GASTRONOMIA:

Com stands permanentes, o espaço é construído junto a movimentos sociais, cooperativas, associações, grupos populares que comercializam seus produtos para o fortalecimento de suas lutas e comunidades. Os stands são montados de forma permanente nos dois dias de evento, para que o público possa consumir uma diversidade de itens e produtos que contribuem com diferentes causas populares, fortalecendo a rede da economia criativa, popular e a sustentabilidade. Tudo isso montado no largo do Santo Antônio Além do Carmo.

SERVIÇO:

Festival Vermelho

Data: dias 22 e 23 de março de 2024

Local: Santo Antônio Além do Carmo – Salvador (BA)

Siga: @festival.vermelho

Veja a os detalhes da programação em: @festival.vermelho

FONTE DA MATÉRIA: https://vermelho.org.br/2024/03/19/segunda-edicao-do-festival-vermelho-divulga-programacao-confira/

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO