CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Fábio Costa Pinto avatar

Fábio Costa Pinto

Jornalista e Sócio da Associação Brasileira de Imprensa - ABI. Filiado à FENAJ e ao Sinjorba.

40 artigos

blog

Maior evento literário do Norte e Nordeste, é na Bahia

(Foto: Divulgação Flica 2019 Cali Produções)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Festa Literária Internacional de Cachoeira — FLICA, na cidade do Recôncavo baiano, 110 km da capital, Salvador. 

Em sua 11ª edição, a FLICA 2023 inicia com Colóquios, atividades de extensão já no mês de julho, e lançamento oficial no dia 25 de junho, em Cachoeira, data em que o município torna-se a capital da Bahia, com celebração especial em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Colóquio FLICA, marcado para acontecer entre os dias 06 a 09 de julho de 2023, no município de Cachoeira, será seguido por seminários, no mesmo mês, nas cidades de São Francisco do Conde, Recôncavo, (14.07), em Madre de Deus (21.07) e Candeias (28.07), municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). 

Visando promover o diálogo acerca da Literatura Brasileira e Internacional, o evento, terá maior atenção ao Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado este ano de  2023, onde proporcionará um debate intelectual sobre esse Brasil diverso, trazendo reflexões sobre cultura, arte, educação, turismo, literatura, sustentabilidade, economia criativa e solidária, entre outras abordagens.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por serem atividades de Extensão, o tema é “Liberdade e Literatura Brasis”, mesmo tema da 10ª edição FLICA, de 2022.

Os Curadores, da FLICA deste ano de 2023, — Paulo Gabriel Soledade Nacif — Professor e Pesquisador Especialista em Inclusão, Diversidade e Meio Ambiente na Educação; Dinalva Melo do Nascimento — Professora e Educadora renomada com mais de 50 anos de experiência dedicados à Educação e à Cultura e Dyane Brito Reis — Renomada Socióloga e Doutora em Educação. Seus livros e artigos abordam temas como Relações Raciais e Políticas Afirmativas. Com a atenção necessária ao tema, selecionaram com cuidado e carinho os palestrantes e mediadores que irão abrilhantar o Colóquio e seminários. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Colóquio e os Seminários Flica, é uma realização da CALI — Cachoeira Literária e da Fundação Hansen Bahia (FHB). Tem parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia — Centro de Artes, Humanidades e Letras (UFRB — CAHL), e apoio institucional da LDM Livraria, o patrocínio da Empresa ACELEN e FAZCULTURA — Governo do Estado da Bahia.

FLICA — Festa Literária Internacional de Cachoeira: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Festa Literária Internacional de Cachoeira, que acontece desde 2011, já se tornou tradição na cidade de Cachoeira e no Recôncavo Baiano, onde, pelos palcos da Flica, já se passaram diversos autores e autoras. 

Com mais de 207 personalidades de nomes (inter)nacionais e locais, onde participaram desse primeiro e grandioso evento literário do Estado da Bahia, a exemplo de: Marcelino Freire (2011), Ana Maria Gonçalves (2011), Xico Sá (2012), Antônio Cícero (2012), Marcia Tiburi (2012), Carola Saavedra (2013), Mário Magalhães (2013), Luiz Felipe Pondé (2013).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também, Consuelo Dieguez (2014), Stella Caymmi (2014), Kátia Borges (2014), Igor Gielow (2015), Ana Beatriz Brandão (2015), João Filho (2016), ngela Vilma (2016), Conceição Evaristo (2016), Ana Martins Marques (2016), Kabengele Munaga (Congo 2016), Maria Valéria Rezende (2017), Ricardo Lísias (2017), Zack Magiezi (2018), Ryane Leão (2018), Eliana Alves Cruz (2019), Marcelo Maluf (2019). 

Com relevantes nomes locais como: José Inácio Vieira de Melo, Mayrant Gallo, Gustavo Falcón, Carlos Barbosa e Victor Mascarenhas, Tamires Costa, Luiz Claudio Dias do Nascimento, Walter Fraga Filho e muitos outros. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A cidade de Cachoeira, a 120 km de Salvador, é tomada pela arte e pela literatura. Um dos maiores e mais renomados eventos literários do país, a Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira) chega à sua décima primeira (11ª) edição e reunirá uma programação variada, conduzida por autores da literatura (inter)nacional, que promete agradar adultos e crianças. Tem também a Fliquinha, que desde 2013, as crianças ganharam um espaço exclusivo na programação da Flica, com uma programação especial à garotada, contações de histórias, bate-papos, apresentações teatrais e musicais direcionados para o mundo infantil. 

A Flica conta também com diversas apresentações artísticas realizadas durante os dias do evento nas imediações da Praça da Aclamação e shows na escadaria do prédio histórico da Casa de Câmara e Cadeia. Realizada entre o final da tarde e início da noite, a programação contempla shows musicais, atuações poéticas, espetáculos de dança e teatro. Durante os dias do evento, a cidade de Cachoeira se transforma em um verdadeiro centro cultural que garante atrair mais de 30 mil visitantes em busca de muita história e conhecimento. 

Cidade de Cachoeira: 

Cachoeira, cidade histórica, a 120 km de Salvador. É considerada Monumento Nacional, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional em 1971. O município é situado no recôncavo, e depois de Salvador, é a cidade baiana que reúne o mais importante acervo arquitetônico no estilo barroco e o maior estaleiro cultural independente do Brasil. Foi sede do governo durante a Guerra da Independência. Ali foram organizados e treinados os batalhões que lutaram em Salvador e em Cachoeira contra os ataques portugueses.

CALI — Cachoeira Literária:

A Cali é uma produtora baiana detentora da marca Flica e realizadora das edições da Festa Literária Internacional de Cachoeira, da Flipar-Festa Literaria do Poeta na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu e do Festival Literário de Itaparica. A empresa Cali Cachoeira Literária Produções e Edições LTDA de fundada em 26/07/2013, está localizada na cidade Cachoeira, no Estado da Bahia. Sua atividade principal, serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas. Seus sócios, Marcos Aurélio Schommer e Jomar Lima da Conceição. 

 

Fundação Hansen Bahia (FHB): 

A Fundação Hansen Bahia é uma entidade cultural, pessoa jurídica de direito privado e patrimônio próprio nos termos da lei civil, sem fins lucrativos e reconhecida de utilidade pública pela Câmara de Vereadores do Município de Cachoeira, no dia 27 de outubro de 1981, cujo projeto de lei tem o número 03/81. No dia 19 de abril de 1976, dia do seu aniversário, no Touring Clube de Brasília, Hansen fez a doação para as autoridades federais olharem para Cachoeira que tanto precisava ser soerguida. 

Aperfeiçoar o homem através da arte e da cultura sempre foi um dos propósitos da Fundação Hansen Bahia, a parte educacional e social, a mais importante. 

 

SERVIÇO: 

O Quê: Colóquio — Flica 2023.

QUANDO: 06 a 09 de julho em Cachoeira e São Francisco do Conde, (14.07), Madre de Deus (21.07) e Candeias (28.07). Com lançamento dia 25 de junho.

 

*Fábio Costa Pinto, jornalista baiano, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa — ABI e conselheiro da Fundação Hansen Bahia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO