CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ediel Ribeiro avatar

Ediel Ribeiro

Jornalista, cartunista e escritor

170 artigos

blog

O adeus a Paulo Caruso

Siga em paz, amigo

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Ediel Ribeiro

Rio - Estive várias vezes com Paulo Caruso. Ou foi com o Chico? Sei lá! Os dois se parecem pra cacete.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Gêmeos univitelinos, os dois eram iguais em quase tudo. Na aparência, no humor, no talento. Até o timbre de voz era idêntico.

Uma vez, estive com ele em um dos shows da banda “Muda Brasil Tancredo Jazz Band” - que contava com as participações do irmão Chico Caruso, Cláudio Paiva, Aroeira, Mariano, Luis Fernando Veríssimo e Reinaldo, entre outros - , nos jardins do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Logo que o vi, fui cumprimentá-lo:

E aí, Paulo, tudo bem?, disse, estendendo a mão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E ele, sério:

Eu sou o Chico!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Diante da minha cara de babaca, ele concluiu:

Tô brincando, eu sou o Paulo. Mas pode me chamar de Chico, disse,

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

com sua voz de locutor de rádio.

Paulo José de Hespanha Caruso nasceu em São Paulo SP, em 1949. Foi caricaturista, quadrinista, ilustrador, chargista e músico. Era formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP, mas  não seguiu na profissão. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Começou a carreira de cartunista no jornal ‘Diário Popular’, no final da década de 1960. Colaborou com os jornais ‘Folha de S.Paulo’, ‘O Pasquim’, ‘Cartoon’ e ‘Movimento’. Com a chegada do AI-5, em dezembro de 1968, abandonou as charges e passou a publicar ilustrações e a tira ‘Pô’, no jornal ‘Folha da Tarde’.

Nos anos 1980, voltou à grande imprensa, passando pelas revistas ‘Veja’, ‘Isto É’, ‘Careta’ e ‘Senhor’. Em 1981, com Alex Solnik, publicou a página de humor ‘Bar Brasil’, na revista ‘Careta’, que nos anos seguintes, transferiu-se para a revista ‘Senhor’. 

A partir de 1988 - e por mais de 25 anos - publicou na revista ‘Isto É’, a charge da semana com o título Avenida Brasil, na última página da revista, ilustrando com sátira e humor vários momentos da história política do país. 

‘Avenida Brasil’, seu trabalho mais conhecido, acabou migrando para o ‘Jornal do Brasil’ e algumas edições de mais sucesso foram reunidas em um livro.

Seus trabalhos também aparecem em publicações especializadas em quadrinhos como ‘Circo’, ‘Chiclete com Banana’, e ‘Geraldão’  ao lado de grandes nomes dos quadrinhos, como Chico, Angeli, Laerte e Luiz Gê.

Paulo Caruso também trabalhou na TV. Fazia  caricaturas ao vivo no programa semanal ‘Roda Viva’, na ‘TV Cultura’.

Caruso dedicava-se também à composição musical e à produção de espetáculos de música e teatro. Em 1985, durante o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Paulo formou com Chico e outros cartunistas a "Muda Brasil Tancredo Jazz Band". Nos shows, a banda interpretava músicas de cunho humorístico e com sátira política. Em 1998, lançou o CD ‘Pra seu Governo’. 

Entre os livros publicados destacam-se: ‘As Origens do Capitão Bandeira’ - 1983; ‘Ecos do Ipiranga’ - 1984; ‘Bar Brasil’ - 1985; ‘São Paulo por Paulo Caruso - Um Olhar Bem-Humorado sobre esta Cidade’ - 2004 e ‘Desenhando Longe - a Copa de 94’, de 2015.

Paulo Caruso é pai do cineasta Paulinho Caruso e tio do humorista Fernando Caruso. O artista morreu na manhã deste sábado (4), aos 73 anos, por complicações de um câncer de intestino.

Siga em paz, amigo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO