O efeito Tostines

"A Jovem Pan é recomendada pelo YouTube porque tem mais audiência ou tem mais audiência porque é recomendada pelo YouTube?", questiona Alex Solnik

www.brasil247.com -
(Foto: Reprodução/Instagram)


Um estudo do NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluiu que o algoritmo do YouTube recomenda mais intensamente vídeos da Jovem Pan e a favor de Bolsonaro a usuários novos, que não os acessaram anteriormente. Beleza. 

A partir dessa informação, muitas pessoas de esquerda, petistas ou progressistas entenderam que o YouTube está privilegiando a direita ou a extrema-direita em detrimento a conteúdos de esquerda, ou favoráveis a Lula. 

Eu que não entendo nada de algoritmos, pergunto: o algoritmo consegue identificar o que é conteúdo de direita e o que é conteúdo de esquerda? Ou identifica vídeos que têm mais audiência e mais “likes”? 

A Rádio Jovem Pan foi fundada em 1944, há 78 anos, portanto, e, embora atualmente tenha mesmo uma linha de apoio a Bolsonaro, é factível supor que, por estar há tanto tempo no mercado, sua audiência seja maior do que a de empresas que veiculam conteúdos de esquerda há dez anos. 

A Jovem Pan é mais recomendada pelo YouTube porque é de direita ou porque tem mais audiência?

A Jovem Pan é recomendada pelo YouTube porque tem mais audiência ou tem mais audiência porque é recomendada pelo YouTube?   

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247