O homem é um animal polítco
O homem deixou seu estado de natureza e passou a viver em sociedade, com o poder político instituído, para preservar melhor os seus direitos naturais, como a vida e a propriedade
A cidade se forma a partir da união de várias aldeias que por sua vez se compõem em razão da reunião de muitas famílias. As famílias se organizam em razão da natureza e com vistas à satisfação das necessidades diárias. Várias famílias se reúnem e formam uma aldeia, com a finalidade de satisfazer as necessidades que não supridas no interior das famílias. Cada associação visa a um bem específico. Mas, diferente das demais associações, a cidade é auto-suficiente e tem como fim o bem-estar, a felicidade (eudaimonia).
A cidade é natural porque é para ela que convergem todas as demais associações. Pois, cada uma das partes constitutivas, por si só, é insuficiente para a satisfação do homem. Como afirma o filósofo: “O Estado, ou sociedade política, é até mesmo o primeiro objeto a que se propôs a natureza. O todo existe necessariamente antes da parte. As sociedades domésticas e os indivíduos, não são senão as partes integrantes da cidade, sendo todas subordinadas ao corpo inteiro, todas distintas por seus poderes e suas funções, e todas inúteis quando desarticuladas, semelhantes às mãos e aos pés que, uma vez separados do corpo, só conservam o nome e a aparência, sem servir a nada na realidade, como a mão de pedra. O mesmo ocorre com os membros da cidade: nenhum deles pode bastar-se a si mesmo. Assim, a inclinação natural leva os homens a este gênero de sociedade.”
Há duas atividades desenvolvidas nas comunidades humanas que são essencialmente políticas: a ação e o discurso. Tais atividades políticas, que só podem se desenvolver na cidade entre homens livres e iguais, constituem o homem como um animal político. É por meio da ação e do discurso, que o homem atinge o seu fim, a felicidade, a eudaimonia. Palavra que é traduzida muitas vezes como felicidade, mas que também é traduzida como bem-estar, como vida bem-sucedida.
É uma noção importante para se entender uma comunidade política. Uma noção complexa que, embora possa ser traduzida como felicidade, não coincide com um estado de espírito. “É uma atividade da alma de acordo com a excelência”. A eudaimonia é uma realização humana que requer o exercício de faculdades eminentemente humanas, levadas a efeito de acordo com a excelência. As excelências humanas ou as virtudes humanas, são de duas ordens: intelectual e moral.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: