CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1184 artigos

blog

Saudação aos jovens que foram às ruas lutar por democracia

"A mobilização que ocupou as grandes capitais do país foi uma benvinda demonstração de apego a democracia e maturidade política", escreve Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia

(Foto: Jornalistas Livres | Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

 Por Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia 

Mobilizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e outras cidades, a juventude brasileira que foi às ruas neste domingo fez um movimento que ajuda a devolver o Brasil aos brasileiros e brasileiras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sim. Nas últimas semanas o bolsonarismo  chegou a produzir uma encenação tenebrosa por todo país.

Com faixas inaceitáveis   pelo caráter politicamente criminoso -- Intervenção Militar, fechamento do STF e outras barbaridades -- sua desenvoltura pelo espaço público produzia uma inquietante sensação de impunidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Exibindo-se por ruas e avenidas sem serem incomodados, até ameaçavam atingir o objetivo final de todo movimento que deseja implantar uma ditadura  -- transmitir a noção de que nem vale a pena resistir, pois sua vitória seria uma fatalidade.  

Desde as dez da manhã de ontem,  quando já era possível acompanhar as primeiras imagens e ouvir as palavras de ordem de uma animada coluna de brasileiros e brasileiras pela Esplanada dos Ministérios, ficou claro que outra voz  fala pela maioria da nação e não abre mão do direito de definir seu destino.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Num país que até então ruminava muitas incertezas e mesmo temores, surgiu uma mensagem clara  daquela juventude que quer democracia, exige mais escolas e melhores empregos, e mira o exemplo dos protestos contra o assassinato de George Floyd, em Minneapolis, para lembrar que o racismo com farda policial comete crimes hediondos  também no Brasil.  

São exigências e reivindicações que o bolsonarismo não quer nem pretende resolver -- pelo contrário.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Num país onde a irresponsabilidade do governo Bolsonaro deu à Covid-19 a condição de escândalo mundial, os protestos poderiam ter sido enfraquecidos pelos temores em relação à saúde pública -- a ameaça de contaminação, que atinge toda a população, mas é  particularmente grave junto aos 30 milhões que têm mais de 60 anos ou mais,  integrando o chamado grupo de risco.

Reunindo uma massa capaz de tomar o caminho da luta num fim-de-semana carregado por adversidades, inclusive um lamentável ambiente de divisão política entre adversários do bolsonarismo, o país assistiu a um protesto de jovens e jovens adultos, que deixaram um exemplo de maturidade política e competência para travar a luta que o país precisa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguma dúvida? 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO