CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Wendrell Elias dos Santos Gomes avatar

Wendrell Elias dos Santos Gomes

Especialista em Neuropsicopedagogia. Licenciado em Letras (Português e Espanhol), Pedagogia e Artes Visuais. Professor de Língua Portuguesa e outros componentes curriculares, pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

12 artigos

blog

Uma educação de qualidade exige efeitivação para professores

Há dezenas de milhares de professores sem efetiva perspectiva para o setor educacional paulista

Imagem Thumbnail
Ministério da Educação (MEC) (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Hoje em dia, cerca de 50% dos professores ativos do estado de São Paulo são contratados, sendo mais de 100 mil, que são os denominados “Professores Categoria O”, segundo o Censo Escolar de 2023. Desse modo, a cada mês e ano que passa, essa quantidade só aumenta.

Embora haja um concurso vigente, pela banca Vunesp, para a efetivação de 15 mil professores para o estado de São Paulo, essa quantidade ainda é insuficiente para o atendimento à demanda. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tal carência está evidenciada pelo fato de que essa autorização para 15 mil vagas foi feita em 2018, durante o governo de Marcio França, perante uma quantidade populacional determinada. Entretanto, para o ano de 2023, por meio da autorização do atual governador Tarcísio de Freitas, embora tenha aumentada essa mesma população, tornando-se ainda mais insuficiente o atendimento efetivo para a sociedade, finalmente, foi colocada em prática.

Considerando o histórico dos governadores paulistas que, ultimamente, foram de uma perspectiva ou ideologia política direcionada à Direita Brasileira, o interesse para a realização de concursos públicos, naturalmente, foi mínimo. Por isso, há dezenas de milhares de professores sem efetiva perspectiva para o setor educacional paulista, consequentemente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Contudo, há soluções para esse problema de precarização do setor educacional. Entre tantas, de forma específica, há a necessidade de aprovação do Projeto de Lei Complementar n.° 11/2021, cujo autor é o deputado estadual Carlos Gianazzi (PSOL), que prevê a obrigatoriedade para a realização de concurso público para a efetivação de professores no estado de SP, quando houver 5% de carência do quadro total do cargo.  

Essa medida, proposta por esse deputado, é fundamental para a garantia de melhor qualidade econômica, maior organização e fortalecimento de vínculos com a comunidade escolar para os professores. Assim, gera-se estabilidade e consolidação das perspectivas e práticas docentes, o que é essencial para uma real educação pública de qualidade para os estudantes paulistas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma das primordiais tarefas da pedagogia crítica radical libertadora é trabalhar a legitimidade do sonho ético-político da superação da realidade injusta. (FREIRE, 2000, p. 43).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO