Distrito Federal tem mais de 100 mil pessoas com deficiência
Estatística corresponde a 3,8% da população com dois anos ou mais no DF

247 - Dados do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) mostram que vivem no DF 113.642 pessoas com deficiência, isso corresponde a 3,8% da população com dois anos ou mais. Entre elas, 43,2% possuem deficiência visual; 22,6%, múltipla; 19,8%, física; 7,2%, auditiva; e 7,2%, intelectual/mental.
Especialistas em saúde apontam que o acompanhamento em diversas áreas é fundamental para o bem-estar físico e social dessa parcela da população. Nesse contexto, surgiram muitas organizações sem fins lucrativos, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (APAE-DF), que promove ações em favor de jovens e adultos com deficiência intelectual (associada ou não a outras deficiências).
>>> Campanha da APAE-DF mostra importância de inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla
A instituição em questão, por exemplo, atende 700 pessoas com deficiência (PCDs) por ano, sendo 460 nas quatro unidades de atendimento (Asa Norte, Ceilândia, Guará e Sobradinho) e outras 230 acompanhadas no mundo do trabalho. No atendimento, conciliam-se ações de Assistência Social e de Educação para garantir direitos, favorecer a qualidade de vida, ampliar a autonomia e viabilizar o acesso de seu público ao mundo do trabalho.
Além das próprias pessoas com deficiência atendidas, a Associação também ampara, orienta e acompanha as famílias em suas necessidades sociais.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Apoie o 247
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247