Rui Costa diz que Abin sairá do GSI e será administrada pela Casa Civil

"Estamos discutindo um novo formato para melhorar a qualidade da informação que o presidente recebe”, afirmou o ministro. Agência esteve no centro de polêmicas no governo Bolsonaro

www.brasil247.com - Rui Costa
Rui Costa (Foto: José Cruz/Agência Brasil)


247 - O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), confirmou a Guilherme Amado, do Metrópoles, que a pasta passará a administrar a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), que deixará o 'guarda-chuva' do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

"Estamos discutindo um novo formato de vínculos e fluxos para melhorar a qualidade da informação que o presidente recebe. (...) Estão sendo analisados modelos e estruturas e em breve será anunciada (a mudança)", afirmou o ministro.

Desde o final do ano passado o governo Lula (PT) já cogitava transferir a Abin do GSI para a Casa Civil. Após os atos terroristas promovidos por bolsonaristas no último dia 8, com a possível conivência de integrantes do GSI, aumentou a pressão pela desmilitarização da Abin.

Durante o governo Bolsonaro, a Abin protagonizou polêmicas. Uma delas foi o uso da agência pelo então ocupante do Palácio do Planalto para espionar adversários.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247