HOME > Agro

Lula defende maior abertura do agro a mercados externos sem comprometer a comida dos brasileiros

Presidente destacou que o sucesso das exportações brasileiras é resultado da volta do Brasil ao cenário internacional como um ator de respeito

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Adriano Machado/Reuters)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (12), em entrevista à rádio Diário, de Macapá-AP, que a retomada do protagonismo brasileiro na geopolítica como um ator de respeito serviu aos interesses do país, principalmente no que diz respeito às exportações do agronegócio. 

O presidente reconheceu a importância do agronegócio como grande exportador, ao mesmo tempo que, ao manifestar preocupação com a alta do custo de vida, disse que é preciso cuidar do mercado externo sem prejudicar o mercado interno.

Ele elogiou o trabalho do governo federal na abertura de novos mercados aos produtos brasileiros, mencionando que viajará no próximo dia 27 ao Japão com o objetivo de promover a carne brasileira no país. 

“O papel do presidente não é fazer negócio. O papel do presidente é abrir a porta. Quando abre a porta, os ministros vão e começam a trabalhar junto com empresários. É por isso que as nossas exportações estão crescendo. É por isso que nós estamos vendendo muito”, argumentou.

“Todo mundo quer comprar coisas do Brasil. De ovo de galinha a pena de pavão, a pé de galinha, carne, soja, milho, etanol. Então temos que nos preparar para que a gente possa atender o mercado externo sem criar problema para o mercado interno”, pontuou, ao dizer que fará uma viagem ao Japão no dia 27 de fevereiro. 

Artigos Relacionados