HOME > América Latina

Aos 93 anos, faleceu Celia Guevara de la Serna, irmã de Che Guevara

A professora e pesquisadora, irmã do revolucionário argentino Ernesto "Che" Guevara, Celia Guevara de la Serna, faleceu na cidade de Buenos Aires, aos 93 anos

Aos 93 anos, faleceu Celia Guevara de la Serna, irmã de Che Guevara (Foto: Reprodução)

Télam — A professora e pesquisadora, irmã do revolucionário argentino Ernesto "Che" Guevara, Celia Guevara de la Serna, faleceu ontem na cidade de Buenos Aires, aos 93 anos.

A notícia do falecimento foi confirmada pelo Instituto de Arte Americano e Pesquisas Estéticas "Mario J. Buschiazzo", uma instituição vinculada à Faculdade de Arquitetura da Universidade de Buenos Aires (UBA), onde Celia atuou como uma das principais pesquisadoras.

"Lamentamos comunicar o falecimento da arquiteta e especialista em países em desenvolvimento Celia Guevara, que foi Pesquisadora Principal de nosso Instituto e diretora de vários projetos de pesquisa, especialmente sobre o Corredor Norte da Grande Buenos Aires, tema sobre o qual realizou diversas publicações e apresentações de trabalhos em reuniões científicas", publicou o instituto em sua página na web.

A entidade também destacou sua trajetória na instituição como diretora de vários projetos de pesquisa, especialmente sobre o Corredor Norte da Grande Buenos Aires, tema sobre o qual realizou múltiplas publicações e apresentações de trabalhos em reuniões científicas.

Por sua vez, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, expressou em sua conta no Twitter: "Recebemos com grande tristeza a confirmação do falecimento de Celia Guevara de la Serna, irmã de nosso comandante histórico e revolucionário Ernesto "Che" Guevara de la Serna".

O ex-presidente expressou sua solidariedade à família de Guevara de la Serna e a estendeu a "nossos irmãos latino-americanos, especialmente argentinos e cubanos, que lamentam essa perda".

Também a deputada nacional da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores (FIT-U), Vanina Biasi, expressou seu pesar nas redes sociais, descrevendo-a como "uma mulher dedicada à academia, de perfil discreto e sempre do lado certo da vida, ao lado dos lutadores".

"Ela era Celia. Professora de Ciências Sociais, irmã do Che Guevara. Há alguns meses, a vi saindo da sede da Faculdade de Ciências Sociais da UBA. Tive a ideia de que seria a última vez que a veria", relatou, acompanhando o post com uma foto de Guevara de la Serna.

Da mesma forma, a Rede Continental Latino-Americana e Caribenha de Solidariedade com Cuba expressou suas "sentidas condolências por tão irreparável perda" à sua família e entes queridos no obituário publicado em sua conta no Twitter.