CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Argentina participará da Cúpula do BRICS a convite da China

Representantes do país sul-americano estarão presentes na reunião de chanceleres e na cúpula de presidentes, nos dias 20 de maio e 24 de junho, respectivamente

Presidentes da Argentina, Alberto Fernández, da China, Xi Jinping (Foto: Casa Rosada/Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RT - A Argentina participará da XIV Cúpula dos BRICS —Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul—, após receber o convite de Pequim, a anfitriã, informou o embaixador argentino naquele país, Sabino Vaca Narvaja, em entrevista à Télam .

Representantes do país sul-americano estarão presentes na reunião de chanceleres e na cúpula de presidentes, nos dias 20 de maio e 24 de junho, respectivamente. Haverá também uma reunião de partidos políticos, organizações sociais e 'think-tanks' em 19 de maio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Até agora, o único país da América Latina formalmente convidado a participar é a Argentina”, disse Vaca, que destacou que as sessões serão virtuais devido às restrições sanitárias que a China tem.

O diplomata sublinhou que o convite do presidente chinês, Xi Jinping, à Argentina "é extremamente importante", devido ao interesse que Buenos Aires tem em integrar este grupo das chamadas economias emergentes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Essa posição foi transmitida pelo presidente Alberto Fernández ao seu homólogo chinês durante sua visita a Pequim no início de fevereiro passado.

"Foi público que na reunião bilateral que nosso presidente teve com o presidente Xi Jinping, ele levantou a possibilidade de a China apoiar a entrada formal da Argentina no BRICS . Ele obteve uma resposta muito positiva", disse Vaca.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, em abril, o ministro da Economia brasileiro, Paulo Guedes, após reunião com seu homólogo argentino, Martín Guzmán, disse que promoveria a Argentina como candidata a entrar no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instituição financeira criada pelo os BRICS em 2014, com sede em Xangai.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO