CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Bolívia apoia imposição de sanções ao Equador por invasão da Embaixada mexicana, diz Arce

Em 6 de abril, a polícia equatoriana invadiu a embaixada mexicana em Quito usando veículos armados para prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas

Luis Arce (Foto: X/LuchoXBolivia)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Sputnik) - A Bolívia apoia a imposição de sanções contra o Equador em uma resposta emblemática após o assalto sem precedentes à embaixada do México em Quito no início do mês, disse o presidente boliviano Luis Arce à Sputnik.

Em 6 de abril, a polícia equatoriana invadiu a embaixada mexicana em Quito usando veículos armados para prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, que havia recebido asilo lá após ser condenado por corrupção. O México respondeu suspendendo suas relações diplomáticas com o Equador, afirmando que alguns diplomatas mexicanos haviam sido feridos como resultado da invasão policial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A situação é bastante delicada... Se não forem impostas sanções exemplares e se o direito de asilo não for restituído a alguém que gozava desse direito, então o tema do asilo se tornará de fato instável, vulnerável a qualquer um que queira buscar asilo em qualquer parte do mundo", disse Arce.

O líder boliviano advertiu que o incidente poderia se tornar um "precedente prejudicial", já que nada do tipo jamais ocorreu na América Latina antes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Nunca na história de nossa região, mesmo nos tempos das ditaduras militares das quais sofremos nos anos 60, 70 e até nos anos 80 em vários países da região... Nunca enfrentamos tal agressão e violação dos acordos internacionais", ele disse.

Em 11 de abril, o México apresentou uma queixa contra o Equador na Corte Internacional de Justiça, exigindo que a filiação do Equador nas Nações Unidas seja suspensa e que um precedente seja estabelecido. As audiências sobre o pedido do México por medidas provisórias contra o Equador estão agendadas para 30 de abril e 1º de maio.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO