HOME > América Latina

Brasil e Bolívia dão mais um passo para a construção de uma ponte binacional

A ponte internacional do Rio Mamoré conectará as cidades de Guayaramerín, no nordeste da Bolívia, e Guajará-Mirim, no Brasil

Lula e Luis Arce (Foto: Reuters/Bruno Kelly | Reuters/Edgard Garrido)

Télam - Os presidentes do Brasil e da Bolívia, Luiz Inácio Lula da Silva e Luis Arce, concordaram hoje com os termos de um "edital integral" para a construção da ponte binacional Guayaramerín-Guajará-Mirim, com os ajustes requeridos pelo Estado boliviano.

Os chefes de Estado, em conversa telefônica, concordaram com uma solução técnica para viabilizar, o mais breve possível, a construção da ponte, informou o vice-ministro de Comércio Exterior e Integração boliviano, Benjamín Blanco, em conferência de imprensa.

"A solução baseia-se em um edital integral que será submetido à consideração do Brasil, será licitado pelo Brasil muito em breve, onde serão levados em conta os ajustes que a Bolívia pediu sobre o tamanho da ponte, as características de navegabilidade que essa ponte requer para que, no futuro, seja possível a navegação", expressou Blanco.

Além disso, classificou como "excelente notícia" o acordo alcançado pelos mandatários da Bolívia e do Brasil em relação ao projeto rodoviário, considerando os interesses do país e pelo fato de ser "um esforço que não é só de hoje".

"Já vêm tendo essas conversas dias atrás e só falta a formalização da proposta, para depois ser aprovada no contexto que corresponde, segundo o acordo de 2007, e proceder com a licitação", esclareceu o funcionário, segundo a agência de notícias estatal boliviana ABI.

Por sua vez, o ministro de Obras Públicas, Edgar Montaño, acrescentou que o cronograma do projeto "segue firme", pois na sexta-feira também haverá uma reunião e "o que cabe é obedecer" ao acordo alcançado entre os mandatários.

"O Brasil indicou de quatro a seis meses para a licitação e estão nos prazos correspondentes ao que nós também aqui na Bolívia licitamos; então, o cronograma certamente será ajustado ainda, mas o importante é que já começamos", explicou.

A ponte internacional do Rio Mamoré conectará as cidades de Guayaramerín, no nordeste da Bolívia, e Guajará-Mirim, no Brasil.

O design original tem 1.200 metros a um custo de mais de 52 milhões de dólares.

No entanto, a Bolívia propôs ajustes na altura e no comprimento para que essa infraestrutura faça parte de um sistema fluvial-terrestre de turismo e de transporte de carga para o Atlântico que impulsionará o desenvolvimento desta região fronteiriça.