Brasil concede asilo à esposa de ex-presidente do Peru, diz chancelaria
Nadine Heredia entrou na embaixada brasileira em Lima horas após ser sentenciada; governo do Peru confirmou o pedido de asilo e garantiu sua saída do país
247 - O governo brasileiro concedeu asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, conforme confirmado pelo Ministério das Relações Exteriores do Peru nesta terça-feira (15). A informação foi publicada pela CNN Brasil e repercutida por agências internacionais, dada a relevância política e diplomática do caso.
De acordo com a chancelaria peruana, Heredia entrou na embaixada do Brasil em Lima logo após ser condenada, ao lado do ex-presidente Ollanta Humala, por crimes de lavagem de dinheiro. A sentença determinou pena de prisão para ambos. Enquanto Humala já se encontra detido, Nadine buscou refúgio diplomático junto ao governo brasileiro.
"O Estado peruano, respeitando os compromissos internacionais assumidos no campo do direito de asilo, concedeu o salvo-conduto e as garantias correspondentes para a transferência de Nadine Heredia e seu filho", declarou o Ministério das Relações Exteriores do Peru, em nota oficial.
O Itamaraty, até o momento, não se pronunciou oficialmente sobre a decisão, tampouco esclareceu se o pedido de Heredia foi aceito sob alegação de risco político ou de violação a direitos humanos.
Fontes do governo peruano afirmam que o Brasil está cumprindo os trâmites para garantir a integridade física da ex-primeira-dama e de seu filho menor de idade durante o processo de retirada do território peruano. Ainda não há detalhes sobre a data da transferência nem sobre o local onde Nadine Heredia permanecerá no Brasil.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: