Brasil, México e Argentina divergem dos EUA em condenação à Rússia na 'Declaração de Brasília'
'Declaração de Brasília' resultou da Conferência de Ministros de Defesa das Américas (CMDA)
247 - A 'Declaração de Brasília', resultado da Conferência de Ministros de Defesa das Américas (CMDA) e assinada nesta quinta-feira, 28, traz uma condenação à Rússia em razão de sua operação militar na Ucrânia. Apesar de o Brasil ter assinado o documento, o país divergiu da posição, assim como México e Argentina.
A declaração afirma que "conflitos presentes em todo o mundo, como a invasão da Ucrânia e os atos de violência exercidos por grupos armados que aterrorizam a população no Haiti, não são meios legítimos para resolver as disputas, de modo que os Estados-membros da CMDA esperam uma solução pacífica tão pronto seja possível".
Na nota de rodapé, Brasil, Argentina e México consideram que apenas a Organização das Nações Unidas (ONU) seria o foro adequado para resolver estas questões.
Outra nota de rodapé afirma que Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Equador, Paraguai, Haiti, Guatemala e República Dominicana destacaram sua "reprovação de maneira incisiva sobre a invasão ilegal, injustificável e não provocada da Ucrânia".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: