HOME > América Latina

CDH da ONU compara governo de Daniel Ortega ao nazismo

A cruzada do CDH contra países socialistas já foi apontada por diversos centros de poder

CDH da ONU compara governo de Daniel Ortega ao nazismo (Foto: Reuters)

247 - "O uso do sistema de Justiça contra oponentes políticos da maneira que é feito na Nicarágua é exatamente o que o regime nazista fez", afirmou o pesquisador Jan-Michael Simon, líder de uma equipe "independente" a serviço do Conselho de Direitos Humanos da ONU. 

O grupo publicou um relatório denunciando a repressão capitaneada por Daniel Ortega no pequeno país centro-americano. Vem no contexto das expulsões para os Estados Unidos daqueles que o governo de Ortega considera traidores da pátria por participarem de uma tentativa de golpe de estado em 2018. 

"O governo tem utilizado a detenção arbitrária como uma ferramenta para silenciar os críticos", diz um trecho do relatório do grupo, que pede "ações" da "comunidade internacional" contra o governo Ortega. 

Os dissidentes que foram expulsos da Nicarágua perderam sua nacionalidade e foram enviados para os Estados Unidos. Chile, Argentina e Colômbia se ofereceram para receber os condenados. 

A cruzada do CDH contra países socialistas já foi apontada por diversos centros de poder, entre eles Pequim, que critica a manipulação do órgão e da causa dos direitos humanos em prol das intenções escusas de Washington. A China alerta que os principais alvos são os países em desenvolvimento.