HOME > América Latina

Coreia do Sul acena para Cuba e reforça relações diplomáticas com a ilha caribenha

Segundo o governo sul-coreano, os laços entre Seul e Havana marcam uma “virada importante” para o país asiático em suas tentativas de fortalecer a diplomacia na América Latina

Cuba (Foto: Alexandre Meneghini / Reuters)

Reuters - A Coreia do Sul estabeleceu relações diplomáticas com Cuba, uma das aliadas da Coreia do Norte da época da Guerra Fria, disse o Ministério de Relações Exteriores sul-coreano nesta quarta-feira (14). 

Com seus representantes na ONU trocando cartas em Nova York, os dois países concordaram em abrir relações diplomáticas no nível de embaixadores, afirmou o ministério em um comunicado. Cuba continua mantendo relações próximas com a Coreia do Norte, estabelecidas em 1960. 

A ideologia socialista e a hostilidade com os Estados Unidos que compartilham ajudaram a unir os dois países. Cuba tem uma embaixada em Pyongyang. O líder norte-coreano, Kim Jong Un, chamou o falecido líder cubano Fidel Castro de um “camarada de armas”, segundo a imprensa estatal norte-coreana. 

A Coreia do Norte respeitou três dias de luto oficial em 2016 quando Castro morreu aos 90 anos. 

Os novos laços diplomáticos entre Seul e Havana marcam uma “virada importante” para a Coreia do Sul em suas tentativas de fortalecer sua diplomacia na América Latina, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em seu comunicado.