América latina

Cuba é líder na América Latina e segunda no mundo em vacinação contra a Covid

Globalmente, Cuba só é superada pelos Emirados Árabes Unidos, com 88,4% dos seus habitantes vacinados, e a terceira posição é ocupada por Portugal com 82,34%

(Foto: Reprodução | Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Prensa Latina - Atualmente, 83,4% dos cubanos (9.331.520 cidadãos) contam com o esquema completo de imunização anti-Covid-19, o que mantém o país como líder da América Latina e segundo no mundo.

Globalmente, a nação caribenha só é superada pelos Emirados Árabes Unidos, com 88,4 por cento dos seus habitantes vacinados, e a terceira posição é ocupada por Portugal com 82,34 por cento.

continua após o anúncio

Os dados internacionais são coletados no portal estatístico da Universidade de Oxford, Our World in Data, onde também se reflete que Cuba supera Chile, Uruguai e Brasil na América Latina.

Por outro lado, o país das Antilhas também ocupa o primeiro lugar no número de doses de vacinas Covid-19 administradas por 100 pessoas, com uma média de 253,96.

continua após o anúncio

Outro aspecto refletido por Our World in Data no qual Cuba lidera é no número total de doses administradas (28.822.131) - de acordo com sua população - como parte do protocolo inicial ou como reforço.

Neste último aspecto, um total de 546.420 cubanos já contam com o reforço (reforço), sendo 66.923 pertencentes a estudos clínicos e 479.497 à vacinação deste tipo que está a ser aplicada à população de territórios e grupos de risco selecionados, referido no relatório do Ministério da Saúde Pública (Minsap).

continua após o anúncio

Precisamente nesta segunda-feira, começou a aplicação de uma dose de reforço da Abdala na capital cubana, em quatro bairros da cidade: Guanabacoa, Regla, Habana del Este e San Miguel del Padrón.

Serão incluídos nesse processo aqueles que não estão convalescendo da doença e foram inoculados há seis meses com o esquema completo de qualquer imunizante.

continua após o anúncio

A primeira etapa da vacinação de reforço também incluiu pessoal do grupo empresarial da BioCubaFarma e outros setores de risco da Ilha.

Em declarações recentes, Miladys Limonta, coordenadora de projetos de desenvolvimento de vacinas candidatas anti-Covid-19 no Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, destacou a adequação do Abdala para estimular a resposta imunológica como um reforço.

continua após o anúncio

Primeira vacina anti-Covid-19 da América Latina e do Caribe, o referido medicamento demonstrou essa capacidade em indivíduos convalescentes e em indivíduos previamente injetados com outras formulações, como Sputnik e Sinopharm, enfatizou a cientista.

De acordo com o Minsap, até o dia 8 deste mês, 10 milhões de 207 mil 648 pessoas haviam recebido pelo menos uma dose de Soberana 02, Soberana Plus e Abdala, valor que inclui convalescentes que recebem uma única injeção da Plus.

continua após o anúncio

Desse total, com uma segunda dose existem cerca de 9.253.951 pessoas e com a terceira, 8.814.112.

Cuba foi a primeira nação do mundo a iniciar uma campanha massiva em crianças a partir dos dois anos de idade e atualmente mais de um milhão 631 mil crianças já contam com o esquema anti-Covid-19 completo.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247