CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Equador já tem cinco pré-candidatos à presidência da República

Em 20 de agosto, os equatorianos elegerão um novo presidente e vice-presidente do país, além dos membros do Parlamento

(Foto: Prensa Latina)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Equador tem atualmente cinco pré-candidatos à presidência da República nas eleições extraordinárias marcadas para 20 de agosto, informa a Prensa Latina

Um dos candidatos é o líder da Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie), Leonidas Iza, com o apoio coletivo de sua organização.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há alguns dias, o direitista Partido Social Cristão (PSC) declarou seu apoio a Jan Topic, um atirador de elite sem experiência política ou administrativa, acusado de responsabilidade em um caso de violência doméstica. 

O Partido Socialista, por sua vez, uniu-se aos movimentos Unidade Popular, Democracia Sí e Somos Água para promover Yaku Pérez, que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2021. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, até o momento, os ex-deputados Fernando Villavicencio e Daniel Noboa foram proclamados candidatos ao Palácio Carondelet, assim como o ex-vice-presidente Otto Sonnenholzner, todos de direita.

As maiores expectativas estão nas indicações do movimento Revolução Cidadã (RC), liderado pelo ex-presidente Rafael Correa, e considerado o de maior apoio nacional no momento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Parece provável que o RC repita um dos candidatos às eleições presidenciais de 2021, Andrés Arauz ou Carlos Rabascall, embora também apareça o nome da ex-legisladora Luisa González.

Aguarda-se também a decisão do Presidente Lasso, que apesar dos seus baixos índices de aceitação, pondera concorrer novamente, segundo disseram o ministro do Governo, Henry Cucalón, e o líder do partido Creando Oportunidades, a que pertence o presidente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 20 de agosto, mais de 13 milhões de equatorianos elegerão um novo presidente e vice-presidente, além dos 137 membros do Parlamento: 15 nacionais, 116 provinciais e 6 representando os equatorianos no exterior. 

Se necessário, um segundo turno seria realizado em 15 de outubro e o novo chefe de Estado tomaria posse em novembro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO