EUA impuseram neoliberalismo ao Chile, diz neto de Allende sobre golpe de Pinochet
Pablo Sepulveda Allende afirma que a sabotagem dos EUA levou ao golpe militar que depôs seu avô na década de 1970
RT — Desde que Salvador Allende foi eleito como o primeiro presidente socialista do Chile em 1970, os Estados Unidos estavam determinados a removê-lo do poder e usaram sabotagem econômica e outros meios para criar as condições para um golpe militar, afirmou o neto de Allende, Pablo Sepulveda Allende, em entrevista à RT.
Pablo Sepulveda Allende estava conversando com o ex-presidente equatoriano Rafael Correa, que lançou um novo programa na RT dedicado a examinar a onda de golpes apoiados pelos EUA que se espalharam pela América do Sul no século XX.
Falando sobre o golpe de 11 de setembro de 1973 liderado por Augusto Pinochet, Allende afirmou que, embora o Chile admitisse ter vários problemas econômicos na época, insistiu que todos eles haviam sido amplamente provocados pelos Estados Unidos.
Ele lembrou a infame ordem dada pelo presidente dos EUA, Richard Nixon, à CIA para "fazer a economia [chilena] gritar" e impedir que Allende chegasse ao poder ou o derrubasse, caso conseguisse.
Hoje, 50 anos após o golpe e mais de 20 anos após o fim da ditadura de Pinochet, o Chile ainda está tentando se reerguer, disse Allende. Apesar de seu país às vezes ser descrito como uma das nações mais desenvolvidas da América Latina, ele insistiu que há um equívoco sobre a economia e a sociedade chilenas. Allende apontou que ainda há muita pobreza no país e que a maioria das pessoas está profundamente endividada.
Allende também argumentou que o neoliberalismo, que tem sido a ideologia dominante na política chilena, essencialmente foi imposto ao Chile após os 17 anos de terror estatal liderados pela ditadura militar autoritária de Pinochet.
Ele lamentou o fato de que os partidos de esquerda modernos do Chile abraçaram o neoliberalismo e fizeram pactos com a direita para permanecer no poder. Ele afirmou que o Partido Socialista, assim como outros membros da coalizão de centro-esquerda, traíram o legado de seu avô ao, por exemplo, desestatizar a indústria do cobre.
"Hoje, após 50 anos, 70% do cobre extraído no Chile pertence a estrangeiros, a corporações transnacionais", disse Allende.
A entrevista completa com Allende está disponível na RT Spanish. Os próximos episódios da série "Coup D'etat" de Correa incluirão discussões com ex-líderes e líderes atuais de Honduras, Venezuela, Argentina, entre outros.
