CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
América Latina

Ex-presidente do Senado haitiano é eleito chefe do Conselho Presidencial de Transição

Edgard Leblanc Fils desempenhará um papel de coordenação como chefe do conselho de transição em meio a uma onda de violência

Bandeira do Haiti (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - O conselho presidencial de transição do Haiti, encarregado de liderar a nação caribenha após a renúncia de seu primeiro-ministro em meio a um aumento na violência de gangues, escolheu o ex-presidente do Senado Edgard Leblanc Fils como seu líder, segundo relatos da mídia.

O conselho, que é composto por sete membros e dois observadores, tomou posse na semana passada. O plano de transição foi acordado na Jamaica com a participação do então Primeiro-Ministro haitiano Ariel Henry, países da Comunidade do Caribe (CARICOM), Estados Unidos, Canadá, França e Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leblanc Fils atuou como presidente da câmara alta do parlamento haitiano de 1995 a 2000. Ele desempenhará um papel de coordenação como chefe do conselho de transição, relatou o diário haitiano Le Nouvelliste na terça-feira.

O corpo governamental de nove membros também escolheu Fritz Belizaire, ex-ministro da juventude e dos esportes, como primeiro-ministro interino do Haiti, informou o jornal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O conselho presidencial de transição do Haiti exercerá temporariamente uma gama de poderes presidenciais, como selecionar e nomear um primeiro-ministro interino, um conselho inclusivo de ministros, garantir a continuidade da governança e estabelecer um conselho de segurança nacional para facilitar a implantação acelerada da missão de segurança multinacional autorizada pela Resolução 2699 do Conselho de Segurança da ONU em 2023.

Em 29 de fevereiro, a violência de gangues irrompeu na área central de Porto Príncipe enquanto Henry estava no Quênia buscando um acordo para o envio de forças estrangeiras ao Haiti para combater o crime organizado. As gangues declararam que seu objetivo era impedir que o primeiro-ministro retornasse ao Haiti. Eles tomaram controle de várias partes da cidade e invadiram a maior prisão do Haiti, libertando um número não confirmado de detentos. O governo haitiano declarou estado de emergência na região da capital.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Tags

Relacionados

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO