TV 247 logo
    HOME > América Latina

    Foxconn pretende construir a maior instalação de superchip do mundo, dizem executivos

    A empresa taiwanesa, maior montadora de iPhones da Apple, também está montando servidores usados para processar trabalhos de Inteligência Artificial

    O logotipo da Foxconn, nome comercial da Hon Hai Precision Industry, é visto no topo da sede da empresa em New Taipei City, Taiwan (Foto: Tyrone Siu / Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Taiwan (Reuters) - A Foxconn está construindo no México a maior instalação do mundo para a montagem dos superchips GB200 da Nvidia, um componente chave da próxima geração da plataforma de computação Blackwell da empresa americana, disseram altos executivos da empresa taiwanesa na terça-feira (8).

    A Foxconn, maior fabricante de eletrônicos sob contrato do mundo e conhecida como a maior montadora de iPhones da Apple, tem se beneficiado do crescimento da inteligência artificial, pois está montando servidores usados para processar trabalhos de IA.

    "Estamos construindo a maior instalação de produção de GB200 do planeta", disse Benjamin Ting, vice-presidente sênior da Foxconn para o grupo de soluções empresariais em nuvem.

    Uma fonte do governo mexicano informou que a fábrica será construída na cidade de Guadalajara. A Nvidia anunciou em agosto que havia começado a enviar amostras de Blackwell para seus parceiros e clientes após ajustes em seu design, e esperava gerar vários bilhões de dólares em receita com esses chips no quarto trimestre.

    Ting afirmou que a parceria entre sua empresa e a Nvidia era muito importante e que todos estavam solicitando a plataforma Blackwell da Nvidia. "A demanda é extremamente grande", disse Ting durante o dia tecnológico anual da empresa em Taipei, ao lado do vice-presidente da Nvidia para IA e robótica, Deepu Talla.

    Falando com repórteres mais tarde, o presidente da Foxconn, Young Liu, disse que a fábrica estava sendo construída no México, e a capacidade lá seria "muito, muito enorme". Ele não forneceu mais detalhes.

    A Foxconn já possui uma grande presença manufatureira no México e investiu mais de US$ 500 milhões até o momento no estado de Chihuahua. Liu disse que a cadeia de suprimentos da empresa estava pronta para a revolução da IA, acrescentando que suas capacidades de fabricação incluem as "tecnologias avançadas de refrigeração líquida e dissipação de calor necessárias para complementar a infraestrutura do servidor GB200".

    Ele afirmou que a perspectiva da empresa para o trimestre atual era forte, embora não tenha fornecido detalhes. No sábado, a Foxconn divulgou sua maior receita já registrada para o terceiro trimestre, impulsionada pela forte demanda por servidores de IA.

    Outro foco da Foxconn são os planos ambiciosos para diversificar sua função de montagem de eletrônicos de consumo para a Apple, esperando usar seu know-how tecnológico para oferecer fabricação sob contrato de veículos elétricos e também produzir veículos utilizando modelos construídos pela marca Foxtron.

    Questionado sobre a feroz concorrência no mercado global de veículos elétricos amid slowing demand, Liu disse que a Foxconn estava comprometida com o setor. "É a direção certa e continuaremos a trabalhar duro nessa direção", afirmou, acrescentando que, com os veículos elétricos, a "barreira do motor" não existe mais na fabricação de automóveis. "Os fabricantes de automóveis não precisam mais fazer o carro inteiro sozinhos", disse ele.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados