HOME > América Latina

Governo de Honduras retira seu embaixador de Israel

A gestão da presidente Xiomara Castro de Zelaya se junta ao Chile e à Colômbia, que anunciaram medidas diplomáticas em protesto contra crimes de guerra de forças israelenses

Xiomara Castro (Foto: Reuters)

Agência Sputnik - O governo de Honduras informou, nesta sexta-feira (3), a retirada de seu embaixador em Israel por conta das violações ao direito internacional humanitário na Faixa de Gaza.

Com a decisão, o governo da presidente Xiomara Castro de Zelaya se junta aos seus homólogos do Chile e da Colômbia, que na terça-feira (31) anunciaram medidas diplomáticas semelhantes pelos mesmos motivos.

Também na terça-feira, a Bolívia comunicou o rompimento das relações diplomáticas com Tel Aviv, apontando que crimes de guerra e contra a humanidade estão sendo cometidos na Faixa de Gaza.

A violência no local segue escalando a cada dia. Nesta sexta-feira, um ataque aéreo israelense matou pelo menos 14 palestinos que deixavam o norte do enclave em direção ao sul para fugir dos bombardeios. Outro bombardeio atingiu o portão frontal do Hospital al-Shifa — o maior complexo médico da região da Faixa de Gaza.