HOME > América Latina

Jornada Social Mundial debate sobre a paz

A jornada foi encerrada com intervenções sobre as características principais da atual conjuntura internacional

Jornada Social Mundial debate sobre a paz (Foto: Prensa Latina )

247 - No empenho de buscar mecanismos e estratégias para enfrentar a ofensiva imperial e o sistema dominante no planeta, realizou-se em Caracas, capital venezuelana, o Segundo Encontro da ALBA-TCP por uma Alternativa Social Mundial, com a presença de cerca de 400 delegados, informa a Telesur.

Nesta ocasião, foram desenvolvidas duas mesas; o painel Alternativa para a Paz, com a presença de Elisa Salvador, da Liga Angolana de Amizade e Solidariedade dos Povos, Bahman Azad, Conselho de Paz dos Estados Unidos, Socorro Gomes, do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz, David Denny, do Movimento Caribenho pela Paz e a Integração, e Carolus Wimmer, Comitê de Solidariedade Internacional e Luta pela Paz, Venezuela.

Ao tomar a palavra, Socorro Gomes, do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz, expressou que o mundo de paz é um mundo de povos livres e donos de seu destino. Essa luta se desenvolve na história, tem seus avanços e retrocessos.

"A maior ameaça à paz é a intervenção imperialista", considerou. "Nosso continente foi varrido por golpes, ditaduras. Tivemos as piores ditaduras impostas pelo imperialismo estadunidense. O imperialismo tem sido um dos piores problemas para a paz", apontou.

"É uma grande ameaça para a vida do planeta e para nosso destino de povo livre", sentencia Socorro Gomes, sobre o genocídio que o Estado de Israel comete contra o povo palestino. "Os Estados Unidos controlam a moeda, o dinheiro, por isso realizam ações de bloqueio e impedem o desenvolvimento livre. Eles têm o controle de 90% dos meios de comunicação do mundo", indicou.

"A ALBA-TCP é um instrumento da paz e da liberdade dos povos, busca uma alternativa, uma organização, porque o fator principal, além da união de povos e governos, é a busca do progresso compartilhado, a cooperação internacional e a paz soberana dos povos", sustentou.

Artigos Relacionados