Lula chega chega a Cuba para encontro do grupo G77 e a China
As discussões da cúpula de países devem girar em torno de alternativas para o crescimento econômico e o papel da ciência e da tecnologia
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Havana, a capital de Cuba, no fim da tarde desta sexta-feira (15). Sua visita tem como objetivo a participação no encontro de cúpula do grupo de países G77, acompanhado da China, que este ano foi convidada para se juntar às deliberações. O G77 é composto por 134 nações em desenvolvimento e esta reunião prevê discussões centradas em alternativas para promover o crescimento econômico, bem como o papel crucial da ciência e da tecnologia nesse processo. Além disso, as medidas para mitigar as mudanças climáticas estão na pauta de debates.
Carlos Márcio Cozendey, secretário de Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores, destacou a busca por ampliar o poder de negociação dos países em desenvolvimento no grupo e nas conversas. Cozendey também informou que a declaração a ser assinada pelos líderes em Havana foi objeto de negociações ao longo dos últimos meses. Este documento está projetado para apontar direções visando a superação dos problemas enfrentados pelos países em desenvolvimento, e enfatizou que o Brasil pode desempenhar um papel relevante nesse esforço.
