HOME > América Latina

Lula deverá adotar postura conciliadora com Javier Milei

Planalto entende que Lula deve ignorar os ataques feitos por Milei durante a campanha no começo do relacionamento bilateral

Presidente Lula viaja nesta sexta (15) a Cuba (Foto: Ricardo Stuckert)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá adotar uma postura conciliadora com o governo do ultradireitista Javier Milei, recém-eleito presidente da Argentina neste domingo (19). Segundo a coluna do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, Lula estaria disposto a ignorar os ataques feito por Milei contra o governo brasliro em prol das relações bilaterais. 

“O Palácio do Planalto entende que Lula deve ser altivo e, a menos que os ataques continuem e escalem, ignorar o que ocorreu no passado e eventuais cutucadas no começo do relacionamento bilateral. A diplomacia seguirá com acordos de cooperação e outras iniciativas fora do plano presidencial”, destaca a reportagem. 

O Planalto também avalia que, apesar das divergências políticas, Milei poderá depender do Brasil mais cedo do que imagina, especialmente diante do agravamento dos problemas econômicos argentinos previstos devido à implantação da política econômica ultraliberal idealizada por Milei.